RSSYoutubeTwitter Facebook

11/02/2017

Primeira Capital comemora no dia 13 fevereiro seus 318 anos com programação especial.

Aquiraz recebe homenagem de manifestações culturais e atrações locais em seu Aniversário.

Na próxima segunda (13), a primeira capital do Ceará completa 318 anos. O Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura de Aquiraz,  parceria institucional com Casa Civil do Estado Ceará e apoio da CAGECE,  realizam durante todo o dia uma programação comemorativa com várias manifestações culturais e atrações locais.

Toda a programação foi desenhada a partir da demanda espontânea dos artistas e manifestações de Aquiraz, o que mostra, de acordo com o Secretário de Cultura, William Mendonça, o sentimento de pertencimento que todo cidadão do município deve carregar, tornando possível a construção da imagem-cidade como um bem todos. “Em 13 de fevereiro, no aniversário de Aquiraz, cada um de nós completa 318 anos de idade. A cidade é a aniversariante e é, também, o presente de cada cidadão, de cada cidadã”, ressalta o secretário que ainda completa falando que “sua festa comemora nossa existência, nossos sonhos, nosso passado vivido, nossos planos para o futuro. Cada música, cada dança, cada homenagem é um presente de gratidão por nossa vida. É o aniversário de todas as gentes, de todas as ruas, de todas as praças, todos os distritos, bairros, vilas e comunidades. Esse é o dia de tudo que vive aqui. Feliz Aniversário, Igreja da Matriz. Feliz idade, Mercado das Carnes. Parabéns, Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Tapera... muitos anos de vida a todos e todas que há 318 anos amam e vivem Aquiraz”.

As comemorações começam a partir de 5h com o resgate da tradicional Alvorada, ao som da Banda Municipal de Aquiraz, acompanhada da queima de fogos, sinalizando para todos os moradores que o dia é de festa, percorrendo as ruas do Centro de Aquiraz.  E, às 8h, na Praça da Matriz, acontece o hasteamento da bandeira encerrando as atividades do período da manhã.

O Cortejo Cultural abre a tarde (16h), com toda pluralidade dos grupos artísticos da cidade como a Fanfarra Francisca Rodrigues da Silva (Batoque), Fanfarra Ernesto Gurgel (Sede), Tapera das Artes (Tapera),Tribo Jenipapo-Kanindé (Encantada), Grupo de Capoeira (Prainha), Quadrilha Junina (Japão), Instituto Sons da Vila (Tapera), Grupo de Dança  Xique-xique (Sede), Amigos do Reggae (Sede) e a parceira Cia Cordapés (Fortaleza). A concentração é no Centro Esportivo  Lamack com trajeto em direção à Praça da Matriz, onde se apresentam as atrações musicais no palco central.

A Orquestra de Frevo e Marchinhas animará o público presente até o início da cerimonial, que começa às 18h, com a presença de autoridades. Na ocasião, será lançado oficialmente o selo “ Aquiraz 318 anos – O Ceará começa aqui! ”.

Um grupo experimental sonoro que trabalha com instrumentos feitos com material reciclado, a “Luthieria Esemble”, da ONG Tapera das Artes, sobe ao palco às 18h40.

E, às 19h20, o forró pé-de-serra do acordeonista Jair Dantas e banda, promete deixar o clima mais intimista com o forró de raiz. Em seguida (20h), a cantora Eloiza Morais acompanhada de sua banda, encerra a festa de aniversário com um repertório animado já conhecido pelo público da região.

História

A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. Hoje, a economia de Aquiraz gira em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); 23 indústrias e é fomentada também pelo turismo, uma importante fonte de renda, devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, do Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste) e das praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque.

SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE AQUIRAZ – 318 ANOS

- Queima de Fogos
Local: Praça dos Correios

- Alvorada (Desfile com a Banda Municipal de Aquiraz)
Roteiro: Saída da Praça dos Correios l Av. Santos Dumont l Rua Frei Marcelino l Rua Tibúrcio Targino l Rua Virgílio Coelho  l Chegada na Praça da Matriz.

- Hasteamento da Bandeira de Aquiraz
Local: Praça da Matriz

- Cortejo Cultural
Roteiro: Saída do Centro Esportivo Lamarck l Rua Manuel Assunção Pires l Rua Nossa Senhora de Lourdes l Rua Tibúrcio Targino l Rua Virgílio Coelho l Chegada na Praça Matriz

16h 40 min
- Apresentações artísticas locais

17h 20 min
- Apresentação Musical (Orquestra de Frevo e Marchinhas)

- Cerimonial

18h 40 min
- Apresentação Musical (Luthieria Ensemble)

19h 20 min
- Apresentação Musical (Jair Dantas e Banda)
Local: Palco central (Praça da Matriz)

- Apresentação Musical l Encerramento (Eloiza Morais e Banda)

Gigi Borges (2890 JP/CE)
Coord. de Marketing e Relações Públicas - SECULT
Fone: (85) 3361.1838 l 99809.3000
Email: marketingcult@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 11/02/2017 às 21:23:57

Nome é necessário.
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.