RSSYoutubeTwitter Facebook

14/02/2017

318 anos de Aquiraz: Festa democrática e plural

FOTOS: YNARA DE OLIVEIRA
O Governo Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura, em  parceria institucional com a Casa Civil do Estado Ceará e apoio da CAGECE,  realizaram uma programação especial para comemorar os 318 anos da primeira capital do estado. As várias manifestações culturais e artísticas da cidade se uniram para homenageá-la.

Acordando os moradores em clima de festa a Banda Municipal participou da Alvorada, que foi acompanhada da queima de fotos. Em seguida, aconteceu o ato cívico de hasteamento da bandeira, que contou com a participação do Vice-Prefeito, Agenor Mota, do Secretário de Infraestrutura, Carlos Augusto e da munícipe e funcionária pública, Francisca Cilene Gomes, hasteando respectivamente as bandeiras do estado, nacional e do município.

Emocionada, Francisca Cilene, que adotou Aquiraz como terra natal há mais de vinte anos e exerce a função de gari na Prefeitura Municipal, fala que nunca imaginou participar desta forma (hasteando a bandeira de Aquiraz), em seu aniversário, representando todos os aquirazenses. “Só de subir essa bandeira, pra mim, foi tudo. Uma alegria muito grande”, diz a funcionária pública que ressalta ainda se sentir muito feliz exercendo uma função que contribui para deixar a cidade mais limpa e bonita.

A programação teve continuidade no período da tarde com o Cortejo Cultural, que percorreu as ruas do centro em direção ao palco central, na Praça da Matriz. Mesmo com chuva, o público saiu de casa para acompanhar o cortejo onde,  ao todo, foram mais de trezentos de artistas que representaram a cultura local.

Todos os grupos culturais se apresentaram na Praça da Matriz para o público presente, que formou uma grande ciranda para prestigiar as atrações.

A música também encantou os moradores, teve desde frevo e marchinhas, à música experimental e o forró pé-de-serra, o que para o Secretário de Cultura de Aquiraz, William Mendonça, foi uma festa plural e democrática. “O aniversário de Aquiraz foi uma festa democrática, plural e de inclusão das mais diferentes classes e diversidade artística que existe no município. Estamos muitos felizes com o envolvimento afetivo da população que, em plena segunda-feira chuvosa, se fez presente e aplaudiu nossos artistas da terra. Com certeza estavam aplaudindo a matéria-prima e todos os cidadãos que fazem parte e atuam em Aquiraz”, diz o secretário.

Grupos artísticos que participaram da programação:

• Banda Municipal de Aquiraz
• Fanfarra Francisca Rodrigues da Silva (Batoque)
• Fanfarra Ernesto Gurgel (Sede)
• Tapera das Artes (Tapera)
• Tribo Jenipapo-Kanindé (Encantada)
• Grupo de Capoeira (Prainha)
• Quadrilha Junina (Japão)
• Grupo de Dança  Xique-xique (Sede)
• Amigos do Reggae (Sede)
• Cia Cordapés (Fortaleza)
Luthieria Ensemble - Tapera das Artes
• Orquestra de Frevo e Marchinhas
• Jair Dantas e banda
• Eloiza Morais e banda

Gigi Borges (2890 JP/CE)
Coord. de Marketing e Relações Públicas - SECULT
Fone: (85) 3361.1838 l 99809.3000
Email: marketingcult@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 14/02/2017 às 19:02:50

Nome é necessário.
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.