RSSYoutubeTwitter Facebook

25/03/2017

Secretaria de Turismo de Aquiraz realiza planejamento estratégico até 2040 nesta quarta-feira (29)

A Secretaria de Turismo de Aquiraz realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 13h30, no Hotel Santuário da Águias (Avenida Caminho do Sol, 5599, Porto das Dunas – Aquiraz), o planejamento estratégico para o turismo da região até 2040.

Com o tema #SomosTodosAquiraz, o evento é uma mobilização social de representantes das diversas áreas que se envolvem de maneira próxima e direta com o turismo do município como as rendeiras, pescadores, donos de barracas de praia, rede hoteleira, artesãos, quilombolas, indígenas e cidadãos, além de gestores municipais e estaduais.

Estabelecendo um diálogo com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR),  Secretaria de Turismo do Ceará  (SETUR) e com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e demais secretarias e órgãos municipais, a ideia é construir a várias mãos um planejamento e ações que tragam soluções para toda a rede turística de Aquiraz, valorizando não só a sua extensão litorânea, mas todas as manifestações culturais e importância histórica para o estado, bem como o firmamento de novas parcerias institucionais.

“É um planejamento onde nós traçaremos as metas para o turismo de nossa cidade, bem como a busca por parcerias tanto do setor público como privado, para que possamos ter uma atividade turística com a importância devida”, pontua o secretário de turismo de Aquiraz”, Maurício Matos.

De acordo com a secretária executiva da pasta, Indira Guimarães, é importante que todos os envolvidos tenham o sentimento de pertença e de responsabilidade para que o turismo possa caminhar com gestão e planejamento, com metas de curto, médio e longo prazo. “O nome do evento já fala por si só (#somostodosaquiraz), que nós temos que ter o senso de pertencimento,  a responsabilidade disso dar certo, do turismo caminhar”, pontuou Indira, que parafraseou o ex-ministro do esporte e turismo, Caio Luiz de Carvalho dizendo que o “uma cidade só é boa pro turista se ela for boa pro morador”, para reforçar que a participação da comunidade é imprescindível em qualquer gestão.

Ao final do evento, que é gratuito e aberto ao público,  além de apresentações artísticas locais, serão distribuídas mudas do horto doadas pela SETFOR, em um ato simbólico sinalizando que o turismo não anda só, que ele anda junto com a cultura, meio ambiente, sustentabilidade e áreas afins.

A primeira capital do estado

A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. A economia de Aquiraz girava em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola).

Devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, possui um sítio histórico como o Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste), a Casa do Capitão-mor, a Igreja Matriz e o Mercado das Carnes como atrações turísticas.
Atualmente com cerca 78 mil habitantes, Aquiraz é um dos destinos mais procurados no Ceará. Possui um vasto litoral com uma extensão de 36km.

SERVIÇO:
#SOMOSTODOSAQUIRAZ - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DE TURISMO DE AQUIRAZ
Quando: 29/03 (quarta-feira), a partir das 13h30
Onde: Hotel Santuário da Águias (Avenida Caminho do Sol, 5599, Porto das Dunas – Aquiraz)
Acesso: GRATUITO
Informações: (85) 3361.1838

Gigi Borges (2890 JP/CE)
Coord. de Marketing e Relações Públicas – SECULT l SETUR
Fone: (85) 3361.1838 l 99809.3000
Email: marketingcult@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 25/03/2017 às 10:59:51

Nome é necessário.
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.