RSSInstagramTwitter Facebook

27/04/2017

Festival Acordes do Amanhã desembarca em Aquiraz

Em sua primeira edição, o Festival terá programação de 27 a 30 de abril no CE, GO e RS. A programação é gratuita e pode ser consultada no www.festivalacordesdoamanha.com.br

Em parceria com a Secretaria de Cultura de Aquiraz,  o Festival Acordes do Amanhã  incluiu Aquiraz na rota musical. O festival que começou hoje (27) em Fortaleza, também acontece paralelamente nas cidades de  Orós/CE, Itapajé/CE, São Luiz Gonzaga/RS e Garruchos/RS.
Ao todo, são 130 intervenções sonoras urbanas, que revelam a música como instrumento potencial para transitar e transformar diferentes esferas sociais, ocupando e recriando lugares de uma cidade possível.

Em Aquiraz, as intervenções sonoras acontecem no sábado (29) em alguns pontos da cidade. No Jenipapeiro, às 9h, o Trio Diminuta faz apresentação para o público. Às 10h30, é a vez do Sexteto dos Irmãos Cruz, na Prainha (Rendeiras) e 11h, tem a Banda da Escola de Música Chiquita Braga no Iguape. E, no mercado, 12h, a Orquestra Sinfônica do Pan encerra o circuito musical itinerante do festival na primeira capital do Ceará. A música literalmente irá onde o povo está!
As apresentações são compostas por grupos dos projetos musicais que fazem parte da Sinfonia do Amanhã.

O interior do estado também contempla a programação. No dia 28, as apresentações acontecem para Sobral/CE. No dia 29 nos municípios de Cachoeira Dourada de Goiás/GO e Guaramiranga/CE.

Encerrando as atividades, São Gonçalo do Amarante/CE e Guaramiranga/CE recebem o Acordes no dia 30. Toda a programação é gratuita.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, a Plataforma Sinfonia do Amanhã, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, patrocínio da Nacional Gás, numa realização do Instituto BR Arte e Quitanda das Artes, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções. Parceria: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Guaramiranga, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Ceará, Rede Cuca, Nativa Live, Instituto Raimundo Vieira Cunha e Fundação Beto Studart.

Programação no interior
Em Sobral, onde o Festival será recebido pela Escola de Música, haverá 24 apresentações às 8h, 12h e 17h no Beco do Cotovelo, Rodoviária, Coluna da Hora, Mercado de Sobral, Arco do Triunfo e Praça de Cuba. Também às 17h o Festival leva música para Sinhá Saboia, Santa Casa, Nova Caiçara e Novo Recanto. Em Orós, a Fundação Raimundo Fagner apresenta orquestra e coro juvenil às 17 horas no Dançódromo. A cidade de Itapajé recebe o Grupo de Flautas da Escola de Música de Itapajé.

E em Garruchos, tem apresentação da Banda Marcial José Rodrigues, na Escola Municipal José Rodrigues.

Em Guaramiranga, a programação começa no dia 29, ao pôr do sol, na Linha da Serra e à noite, a partir das 20h, na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. No dia 30 estará na Igreja Matriz às 9h e às 17h, e à noite, mais apresentações na Praça do Teatro. Já em São Gonçalo do Amarante, no dia 30, a programação será a partir das 20h, na Praça da Matriz. Com apresentações da Camerata de Violões do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante e Combo de Blues com Roberto Lessa, Gabriel Yang e Marcelo Holanda.

Nos demais estados, o Festival acontece no dia 27 em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, sede do Projeto Música na Escola, integrante da Plataforma Sinfonia do Amanhã, e no dia 29 em Cachoeira Dourada de Goiás, contando com apresentação da Orquestra Sinfonia do Amanhã.

O FESTIVAL - O Acordes do Amanhã configura-se como um evento que busca promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical no Ceará, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical no estado.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ - A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa ao aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão.

SERVIÇO:
Intervenções musicais do Festival Acordes do Amanhã em Aquiraz
Quando: 29/04 (sábado), a partir de 9h
Onde: Sede, Prainha, Iguape e Jenipapero
Programação e Informações: www.festivalacordesdoamanha.com.br
Tel: (85)3235 4063. Acesso gratuito.

Informações:

Gigi Borges (2890 – JP/CE)
Coord. De Marketing e Relações Públicas – SECULT
Fone: 85 3361.1838 – 4062.8090 | 99809.3000
marketingcult@aquiraz.ce.gov.br
www.aquiraz.ce.gov.br

Última atualização: 27/04/2017 às 17:25:44

Nome é necessário.
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.