CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AquiTemCultura 10/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DO MARCO-VIVO DE YBURANA

A Festa do Marco-Vivo de Yburana foi repleta de espiritualidade, esperança e alegria.

Com o tema "OS INDÍGENAS ESTANDO JUNTOS POR SUAS TERRAS LUTAR", o evento aconteceu ontem (09), nas Mangueiras Sagradas do Tio Odorico, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através EMENDA N°025 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador João Paulo, em conjunto com a Aldeia Jenipapo Kanindé.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 05/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA XXIV FESTA DO MARCO-VIVO DE YBURANA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°025 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador João Paulo, a XXIV Festa do Marco-Vivo de Yburana, juntamente com a Aldeia Jenipapo Kanindé.
Durante 24 anos o povo jenipapo-kanindé usava o tronco da Yburana para demarcar o seu território, mas este ano eles têm um motivo a mais para comemorar, a conquista da demarcação física e os marcos implantados por todo o seu território. Entretanto eles continuaram usando a Yburana para demarcar suas terras como símbolo de toda luta.

Com o tema "OS INDÍGENAS ESTANDO JUNTOS POR SUAS TERRAS LUTAR", a festa irá acontecer no dia 09 de abril, a partir das 08:00 horas, nas Mangueiras Sagradas do Tio Odorico.

Todos e todas estão convidados para festejar, sentir a força da encantaria e dançar muito toré.

Confere abaixo as informações do evento.

#AquiTemCultura 04/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA CICLO DAS TRADIÇÕES FESTEJOS DE JESUS MISERICORDIOSO
#AquiTemCultura 01/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA SEMANA SANTA 2024 NA CAPELA SÃO PEDRO DO IGUAPE
#AquiTemCultura 27/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA DO CIRCO

Hoje, 27 de março - Dia Mundial do Teatro e Dia do Circo, nossa homenagem é para nosso tesouro vivo da cultura, Palhaço Pimenta Mestre Circense do Ceará.

#AquiTemCultura 27/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA SEMANA SANTA 2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°030 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador João Paulo, a Semana Santa, em conjunto com a Capela São Pedro do Iguape.

A programação deste ano propicia aos fiéis a reflexão do mistério de morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus, e inicia-se com a Missa de Domingo de Ramos e finaliza com a Vigília Pascal, a ser celebrada no Sábado de Aleluia (30). Dentre os atos fortes da programação, destacamos a Celebração das 7 dores de Nossa Senhora, II Caminhada Penitencial, Celebração das Sete Palavras de Jesus na Cruz, Missa de Lava-Pés, Celebração da Paixão do Senhor e momentos de oração e confissões. O evento busca envolver a comunidade e visitantes para uma das épocas mais importantes para a santa igreja.

Confere abaixo a programação.

#AquiTemCultura 21/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA EXPO AQUIRAZ 2024

A Expo Aquiraz 2024 foi um sucesso!

O evento aconteceu no dia 17 de março e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, e Secretaria do Meio Ambiente, na Praça Matriz e contou uma grande exposição de agricultura, artesanato e gastronômica e teve muito forró para animar.

confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 20/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

A Festa do Padroeiro São José de Ribamar foi repleta de fé!
O evento aconteceu do dia 08 a 19 de março, na praça da Igreja Matriz São José de Ribamar, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°008 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador Jair Silva, em conjunto com a Paróquia de São José de Ribamar.
Confere abaixo as fotos do evento.

Fotos: Arilúcio Medeiros.

#AquiTemCultura 19/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA RENASCER 2024

O RENASCER foi uma experiência transformadora!

O evento aconteceu do dia 11 a 13 de fevereiro, na EMEF Laís Sidrim Targino, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°012 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador Jair Silva, em conjunto com a comunidade Shalom Aquiraz.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 15/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA CARNAVAL DA MELHOR IDADE

Confere como foi a Apresentação do projeto "Carnaval da Melhor Idade", que aconteceu dia 08 de fevereiro, no Centro Cultural de Pindoretama, e dia 9 de fevereiro, na Casa da Melhor Idade.

O evento foi realizado pela Banda de Música Municipal Virgílio Coelho - vinculada à Secretaria de Cultura de Aquiraz, com a apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

O ‘Carnaval da Melhor Idade' é um projeto aprovado no XVII Edital Ceará Ciclo Carnavalesco - 2024, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará;

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 18.012, de 01 de abril de 2022

#secultce #aquiraz #prefeituradeaquiraz #secultaquiraz #bandademusica #ocearácomeçaaqui #aquitemcultura #carnaval #carnaquiraz

#AquiTemCultura 07/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA RENASCER 2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°012 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador Jair Silva, o RENASCER, em conjunto com a comunidade Shalom Aquiraz.

O retiro, que acontece em Aquiraz desde 2013, conta com uma programação recheada de alegria e espiritualidade, e tem sido uma opção para o povo aquirazense que deseja viver um carnaval diferente.

Com a proposta "Uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas" este ano o evento acontece nos dias 11,12 e 13 de fevereiro, na EMEF Laís Sidrim Targino, trazendo para o público atrações artísticas, cursos para as famílias, palestras, músicas e diversão.

Serviços:

Dias: 11 a 13 de fevereiro

Horário: 8h30

Local: EMEF Laís Sidrim Targino - R. Antônio, 55 - Centro, Aquiraz.

#AquiTemCultura 07/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA CARNAVAL DA MELHOR IDADE


Venha se divertir no Carnaval da Melhor Idade!

Vamos reviver os encantos dos antigos carnavais ao som das tradicionais marchinhas e frevos, embalados pela Banda de Música Municipal Virgílio Coelho.

Marque na agenda, convide seus amigos e familiares, e venha fazer parte deste momento especial.

Serviço:
Dia: 08 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Centro Cultural de Pindoretama
Endereço: Avenida Capitão Nogueira, próximo ao cruzamento com a Rua Odílio Maia Gondim

Dia: 09 de fevereiro

Horário: 09h

Local: Casa da Melhor Idade
Endereço: Rua Francisca Faustina de Castro, 20 - Vila da Prata, Aquiraz


-
Carnaval da Melhor Idade é um projeto aprovado no XVII Edital Ceará Ciclo Carnavalesco - 2024, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
-
Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 18.012, de 01 de abril de 2022.

#secultce #aquiraz #prefeituradeaquiraz #secultaquiraz #bandademusica #ocearácomeçaaqui #aquitemcultura #carnaval #carnaquiraz #melhoridade

#AquiTemCultura 05/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

A Festa da Nossa Senhora dos Navegantes foi cheia de louvor!
O evento aconteceu do dia 24 de janeiro a 03 de fevereiro, na Capela da Praia do Barro Preto, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°033 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador João Paulo Dantas, em conjunto com a Capela Nossa Senhora dos Navegantes.
Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 23/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°033 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador João Paulo Dantas, a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes - 2024, em conjunto com a Capela dos Navegantes.

Com o tema: "Com Maria formamos uma comunidade de amor" a festa acontece do dia 24 de janeiro a 03 de fevereiro, na Capela da Praia do Barro Preto, com Santa Missa todos os dias às 19 horas e parte social com barracas de comidas típicas.

#AquiTemCultura 22/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2023

A Festa de São Sebastião foi sensacional.

O evento aconteceu do dia 11 ao dia 21 de janeiro de 2024, no patamar da Igreja Matriz e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°007 - do projeto de lei N°150/2023, de autoria do vereador Jair Silva, juntamente com a Paróquia São José de Ribamar.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 17/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA DIA DO CEARÁ

225 anos do nosso País Ceará.

Um lugar arretado de bom, cheio de belezuras, história e cultura.

Viva o Ceará!

#AquiTemCultura 11/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A Secult Aquiraz preparou uma programação super animada para a Festa de São Sebastião.

A festa de São Sebastião é um evento da igreja católica no qual celebram o mártir São Sebastião que é o co-padroeiro da paróquia São José de Ribamar.

Este ano de 2024 o evento será do dia 11 ao dia 21 de janeiro, no patamar da Igreja Matriz. Dia 11 haverá a apresentação da Banda de Música Municipal de Aquiraz Virgílio Coelho, em seguida haverá a procissão com a imagem do Santo pelas principais ruas de nossa cidade e logo após hasteamento das bandeiras e santa missa de abertura; do dia 12 ao dia 20 as missas e novenas começam a partir das 19 horas. No último dia (21/01) o evento terá seu encerramento com a tradicional procissão de São Sebastião e no final haverá a Santa Missa.

A festa também contará com apresentações artísticas e culturais, barracas com comidas e parque de diversão.

Confere abaixo a programação.

#AquiTemCultura 27/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA DE NATAL

O Arte na Praça de Natal foi sensacional!

O evento que aconteceu no dia 22 de dezembro, na Praça da Matriz, contou com a encantadora apresentação natalina da Banda de Pífaros de Aquiraz e com muita música boa com Ismael Amora e Banda.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 26/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA O FESTEJO DA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ - 2023

O Festejo da Sagrada Família de Nazaré - 2023 foi lindo!

O evento aconteceu do dia 16 a 24 de dezembro de 2023, na Capela da Sagrada Família de Nazaré, localizada no Sítios Novos, em Aquiraz-CE., e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°081 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, juntamente com a Capela da Sagrada Família de Nazaré.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 26/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA O FESTEJO DO MENINO JESUS DE PRAGA

O Festejo do Menino Jesus de Praga foi maravilhoso!

O evento aconteceu do dia 16 a 24 de dezembro de 2023, na Capela Menino Jesus de Praga, no Jenipapeiro-Aquiraz-CE, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°012 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Jair Silva.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 21/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ
#AquiTemCultura 21/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA DE NATAL
#AquiTemCultura 20/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

Venha curtir mais uma edição do CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ!
Para comemorar o aniversário do Centro de Renderias da Prainha, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, vai realizar mais uma edição do Circuito das artes amanhã, dia 21 de dezembro, as 10h, no Centro de Rendeiras da Prainha.
Você é nosso convidado para curtir um bom forrozinho com Jair Dantas e Banda.

#AquiTemCultura 19/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA NATAL FELIZ NO PICÃO
#AquiTemCultura 19/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

O Circuito Das Artes De Aquiraz foi incrível!

O evento aconteceu no dia 17 de dezembro, no Campo do RDL, Parque Piranha - Aquiraz, e contou muita música boa com o Anderson Carlos.

#AquiTemCultura 18/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA Arte na Praça Feira dos Jovens Empreendedores de Aquiraz
#AquiTemCultura 15/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SANTA LUZIA

A Festa de Santa Luzia foi linda!
O evento aconteceu do dia 05 a 13 de dezembro de 2023, na Capela de Santa Luzia, localizada no Araças do Manduca - Patacas, em Aquiraz-CE, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°079 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, juntamente com a Capela de Santa Luzia.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 15/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTEJOS DO MENINO JESUS

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°012 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Jair Silva, os Festejos do Menino Jesus de Praga, do dia 16 a 24 de dezembro de 2023, na Capela Menino Jesus de Praga, no Jenipapeiro-Aquiraz-CE.

PROGRMAÇÃO:

• 16/12: Abertura

5h - Alvorada e em seguida, café da manhã partilhado;

18h - Procissão saindo da Rosélia;

19h - Celebração Eucarística (Dom Júlio)

• Dias: 17 a 24 - 19h terá missa

• Dia: 22/12 - Celebração da Palavra

Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 15/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

Venha curtir mais uma edição do CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ!

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, vai realizar mais uma edição do Circuito das artes neste domingo, dia 17 de dezembro, das 13h até as 16h, no Campo do RDL, Rua da Lama.

Você é nosso convidado para curtir muita música boa com Anderson Carlos.

#AquiTemCultura 14/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA PROJETO MUSICALIZANDO

O palco iluminou-se com o brilho dos talentosos alunos no encerramento do Projeto Musicalizando!

O projeto, que promovia atividades na área da música, artes cênicas e artes plásticas para as crianças de Aquiraz, era uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, FUNARTE, Universidade Federal do Ceará, Tapera das Artes e Camerata de Cordas da UFC.

O encerramento do projeto aconteceu dia 11 de dezembro e teve belas apresentações dos alunos do projeto.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 13/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA NATAL FELIZ DO PICÃO
#AquiTemCultura 13/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ELEIÇAO COMPLEMENTAR DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

O Conselho Municipal de Políticas Culturais divulga o Edital nº 02/2023 para convocação de eleição complementar de representantes da Sociedade Civil para preenchimento de assentos em vacância no CMPC

A eleição será dia 19 de dezembro.

Confere a programação no Edital e PARTICIPE!

#AquiTemCultura 12/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTEJOS DA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ - 2023

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°081 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, os Festejos da Sagrada Família de Nazaré - 2023, do dia 16 a 24 de dezembro de 2023, na Capela da Sagrada Família de Nazaré, localizada no Sítios Novos, em Aquiraz-CE.
O evento é realizado com o intuito de continuar a evangelização da comunidade.
Passa para o lado para conferir a programação e participe.
Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 12/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA 2º Corrida dos Filhos e Amigos da Tapera

A 2º Corrida dos Filhos e Amigos da Tapera foi sensacional!

O evento aconteceu no dia 09 de dezembro, na Tapera, e encerrou com muita música boa com o Trio Pé de Serra.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 11/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ENCERRAMENTO DO PROJETO MUSICALIZANDO

Junte-se a nós para celebrar o encerramento do Projeto Musicalizando, venha compartilhar momentos memoráveis e celebrar o legado da nossa missão artística.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, FUNARTE, Universidade Federal do Ceará, Tapera das Artes e Camerata de Cordas da UFC.

Data: 11 de dezembro 2023

Horário: 15h às 16h

Local: Centro Cultural e Teatro Escola da Tapera das Artes

Um evento repleto de música, arte e gratidão espera por você. Reserve essa data e venha encerrar este ciclo conosco!

#AquiTemCultura 11/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA NA PRAÇA DAS FLORES
#AquiTemCultura 06/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA PLANO DE AÇÃO DE AQUIRAZ APROVADO

O Plano de Ação de Aquiraz foi APROVADO!
Em breve, daremos início ao processo de elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).
* A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todos estados, municípios e Distrito Federal.

#AquiTemCultura 06/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA 2º CORRIDA DOS FILHOS E AMIGOS DA TAPERA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°069 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria da vereadora Neide Queiroz de Freitas, a 2º Corrida dos Filhos e Amigos da Tapera.

O Evento será sábado, dia 09 de dezembro, as 16h e a concentração será na Praça Matriz da Tapera, Aquiraz-CE.
Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 05/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Nossos Delegados na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu entre os dias 30/11 e 02/12, no SESC Iparana na cidade de Caucaia.

A 4ª CEC - "Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará" propõe um debate aberto entre poder público e sociedade civil sobre as políticas públicas de cultura, com a finalidade de consolidar o Sistema Estadual da Cultura e também contribuir com a consolidação dos Sistemas Municipais e Sistema Nacional, e objetiva definir diretrizes prioritárias para garantir a transversalidade nas políticas públicas de cultura, com foco na democracia participativa e nas prioridades que assegurem os direitos culturais de toda população cearense.

Na foto temos Welligton Sousa, Delegado Setorial - do setor de música, Silverio dos Anjos, Delegado Municipal de Aquiraz - representando o setor público, Fabiano Piúba, Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC e Jorge Quilombola, Delegado Municipal e Delego Estadual de Aquiraz.

#AquiTemCultura 04/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SANTA LUZIA 2023

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°079 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, a Festa de Santa Luzia, do dia 05 a 13 de dezembro de 2023, na Capela de Santa Luzia, localizada no Araças do Manduca - Patacas, em Aquiraz-CE.

Com o tema "Santa Luzia discípula, missionária, fiel a Jesus Cristo", a festa é realizada com o intuito de continuar a evangelização da comunidade.

Durante todos os dias do evento a Santa Missa inicia às 19h.

Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 29/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi memorável!

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 23 de novembro, no Teatro Tapera das Artes, e contou com apresentação da lenda do carnaval da Bahia Armandinho Macedo, da Banda de Música Municipal Virgílio Coelho, do CA CAU, direcionando o Grupo de estudantes de música da Unilab vindo de Redenção, do Maestro Willian Ciriaco, que conduziu algumas das peças com esplendor, Robero Gaspas e Maestro E^nio Antunes, a pessoa por trás de todo o espetáculo.

Passa para o lado e confere as fotos do evento.

#AquiTemCultura 24/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA FÓRUNS DA CULTURA - BLOCOS CARNAVALESCO DE AQUIRAZ

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, convida para participar dos Fóruns da Cultura - Blocos Carnavalesco de Aquiraz.
Os Fóruns da Cultura de Aquiraz são espaços abertos à participação social nos processos de execução das Políticas Públicas de Cultura do Município. No fórum dos blocos carnavalescos, dialogaremos sobre a revitalização do carnaval tradicional de Aquiraz.

#AquiTemCultura 17/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA No Sítio Guarda
#AquiTemCultura 16/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA MESTRE APRENDIZ

Viva a experiência única de uma noite musical memorável!

Junte-se a nós na quinta-feira, 23 de novembro, para mais um ‘V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida' no Teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, para uma apresentação gratuita que promete encantar seus sentidos.

Os mestres da música, o maestro @maestroenioantunes e o lendário @armandinhomacedo , conhecido como Armandinho, conduzirão essa viagem musical. Com uma carreira na música que abraça 58 anos de dedicação, Armandinho Macêdo é uma verdadeira lenda do Carnaval da Bahia. Sua influência transcende fronteiras, sendo homenageado por ícones como Caetano Veloso e Baden Powell.

Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e a cultura conosco.

Confirme sua presença agora mesmo através da plataforma Sympla, pelo link:

https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-mestre-e-aprendiz-no-palco-na-vida/2240733

Venha fazer parte desse encontro memorável!

Link para reserva de ingresso na bio da @taperadasartes_

#AquiTemCultura 13/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA MISSA DO SACRAMENTO DA CRISMA

A Missa do Sacramento da Crisma foi linda!

O evento aconteceu no dia 12 de novembro de 2023, na Praça da Igreja do Jenipapeiro, Aquiraz-CE, e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA N°001 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Jair Silva, juntamente com a Capela Menino Jesus de Praga.

Passa para o lado e confere as fotos do evento.

#AquiTemCultura 11/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA MISSA DO SACRAMENTO DA CRISMA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°001 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Jair Silva, a Missa do Sacramento da Crisma, juntamente com a Capela Menino Jesus de Praga, no dia 12 de novembro de 2023, na Praça da Igreja do Jenipapeiro, Aquiraz-CE.

#AquiTemCultura 08/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA Em alusão ao Dia Nacional da Cultura
#AquiTemCultura 05/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA VII Festa do Mocororó

A tradicional festa do povo indígena Jenipapo-Kanindé, realizada neste sábado (4), reuniu a comunidade em torno do Cajueiro Sagrado para celebrar um ritual sagrado.

Este evento é de extrema importância para o povo indígena, mantendo a conexão com a mãe natureza, a espiritualidade e a gratidão pela colheita do caju e da castanha.

A Prefeitura de Aquiraz prestou apoio integral ao evento que tem contribuído para perpetuar a rica cultura indígena em nosso município. ??

#AquiTemCultura 05/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA 05 de Novembro - Dia Nacional da Cultura

Hoje, 05 de novembro, é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais: as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato entre outros e toda essa diversidade de manifestações culturais expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.

#AquiTemCultura 03/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA VII FESTA DO MOCORORÓ

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA Nº 068 - do projeto de lei Nº087/2022, de autoria do vereador João Paulo Dantas, a VII Festa do Mocororó, em parceria com a Aldeia Jenipapo Kanindé.

A Festa acontecerá dia 04 de novembro, a partir das 8h na Aldeia Jenipapo-Kanindé.
Confere abaixo a programação do evento.

#AquiTemCultura 01/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA Em alusão ao Dia Nacional da Cultura
#AquiTemCultura 27/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA MESTRE APRENDIZ

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi espetacular!

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 19 de outubro, no Teatro Tapera das Artes, e contou com a presença dos músicos: Davide Carbone, com a interac¸a~o do Coral Vozes Brincantes, Coro Canto Livre da Tapera das Artes, Camerata da UFC, Banda de Mu´sica Municipal de Aquiraz Virgi´lio Coelho, Grupo Catabum, com direção musical de Jair Dantas, Sinfonietta Tapera das Artes e Orquestra Popular de Reperto´rio, com a direc¸a~o arti´stica e rege^ncia do maestro E^nio Antunes.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 26/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A Festa de Nossa Senhora Aparecida foi linda!

O evento aconteceu do dia 06/10 até dia 15/10, na Capela nossa senhora Aparecida - Lagoa de cima/Patacas - Aquiraz, foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA Nº 080 - do projeto de lei Nº 087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante. Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 24/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA ETAPA COMPLEMENTAR DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE AQUIRAZ

Um compromisso com a cultura e a democracia!

Nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu a Etapa Complementar da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Aquiraz, com o tema 'Democracia e Direitos Culturais'.

Foram discutidos seis eixos para fortalecer nossas propostas culturais em níveis estaduais e federais, são eles: Marcos legais e sistema nacional da cultura; Democratização dos territórios; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural; Economia criativa; e Direito às artes e linguagens culturais.

Além disso, foram eleitos os delegados que representarão nossa cidade na 4ª Conferência Estadual de Cultura.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 20/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA CICLO DAS TRADIÇÕES - REGATA DO IGUAPE

A Regata do Iguape foi incrível! O evento aconteceu no dia 15/10, em frente ao Centro de Rendeiras do Iguape e foi realizado pela a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura. E para completar teve muita animação com o Kiko Show.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 20/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA ETAPA COMPLEMENTAR DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE AQUIRAZ

A etapa complementar da I Conferência Municipal de Cultura de Aquiraz está chegando!

Promovido pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o evento acontecerá na próxima terça-feira (24) no Salão Paroquial de Aquiraz. O objetivo é integrar o município nas discussões da 4ª Conferência Nacional de Cultura e eleger Delegados(as) para a 4ª Conferência Estadual de Cultura.

O credenciamento para participar deste evento ocorrerá no dia e no local da conferência, das 8h às 9h.

Contamos com a sua presença. Até lá!

#AquiTemCultura 19/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTIVAL DO CARANGUEJO

O Festival do Caranguejo foi espetacular!

O evento que aconteceu do dia 13/10 até dia 15/10, no aterro da Prainha, pertence ao calendário oficial do município e teve apoio da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura.

Passa para o lado e confere as fotos desse evento lindo!

#AquiTemCultura 19/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

O Arte na Praça foi maravilhoso!

O evento aconteceu no dia 14 de outubro, na Praça do Barro Preto, contou com uma feirinha de economia criativa local e muita música boa com Ismael Amora e Banda. Passa para o lado e confere como foi o evento.

#AquiTemCultura 13/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

Neste sábado, 14 de outubro, tem mais uma edição do ARTE NA PRAÇA! ??????

A partir das 19h, Ismael Amora e Banda estará animando o público na ?? Praça do Barro Preto com suas músicas contagiantes.

Não perca essa oportunidade de desfrutar desse momento cultural com a gente! ??

#AquiTemCultura 13/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA CICLO DAS TRADIÇÕES - Regata do Iguape
#AquiTemCultura 12/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTIVAL DO CARANGUEJO

Vem aí mais uma edição do Festival do Caranguejo!

O evento, que terá o apoio da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, acontecerá do dia 13 a 15 de outubro no Aterro da Prainha, a partir das 17h.

Mais informações no Instargram: @festivaldocaranguejoaquiraz

Contamos com sua presença.

#AquiTemCultura 10/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa de São Francisco de Assis

A Festa de São Francisco de Assis foi linda!

O evento aconteceu do dia 24/09 até dia 04/10 e foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA Nº 021 - do projeto de lei Nº 087/2022, de autoria do vereador Francisco Carlos de Freitas Cavalcante, juntamente com a Paróquia de São Francisco de Assis, no distrito da Tapera - Aquiraz.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 09/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FestMICRO 2023

A FestMicro 2023 foi um sucesso! ??

O XV Encontro Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará aconteceu sexta-feira (6), no Teatro da Tapera das Artes, e foi promovido pela FEMICRO, com o apoio da Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura e da Sala do Empreendedor, e do Sebrae.

O evento contou com uma programação de capacitações, palestras e apresentações culturais. Entre os temas discutidos estiveram marketing digital, ESG, Inteligência Artificial e posicionamento de marca.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 09/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DA MÃE RAINHA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°082- do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, a Festa da Mãe Rinha, do dia 10 a 18 de outubro de 2023, na Capela Mãe Rainha, localizada no Araçazinho do Biel, conhecido como Meu Cantinho, em Aquiraz-CE.

Com o tema "Pede a mãe, que o filho atende" e com o lema "corações ardentes, pés a caminho" a Festa da Mãe Rainha é realizada com o intuito de continuar a evangelização da comunidade.

Durante todos os dias do evento terá novena iniciando as 18h30 e em seguida terá missas às 19h, com exceção do dia 15 de outubro que a missa será as 17h.

Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 08/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA 08 de outubro - Dia do Nordestino

Dia dessa gente linda e batalhadora, desse povo que respirar história, arte e cultura.

Viva nossa gente!

Viva o nordeste!

#AquiTemCultura 07/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ENCANTADA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°061 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador João Paulo Dantas, a Festa de São Francisco de Assis - Encantada, do dia 07 a 15 de outubro de 2023, na Capela São Francisco de Assis - Encantada, localizada na aldeia Jenipapo Kanindé.

Confere abaixo a programação e participe!

#AquiTemCultura 06/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará, através da EMENDA N°080 - do projeto de lei N°087/2022, de autoria do vereador Francisco Evandro de Freitas Cavalcante, a Festa de Nossa Senhora de Aparecida, do dia 06 a 15 de outubro de 2023, na Capela nossa senhora Aparecida - Lagoa de cima/Patacas - Aquiraz.

Há 19 anos a comunidade se reuniu para erguer um templo dedicado à mãe de Deus, desde então a devoção a Nossa Senhora Aparecida só cresce, e hoje a Festa de Nossa Senhora Aparecida é realizada com o intuito de continuar a evangelização da comunidade.

Durante todos os dias do evento terá missas as 19h.

Contamos com a sua presença!

#AquiTemCultura 05/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FestMicro 2023

Com o apoio da Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, e realizada pela Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (FEMICRO-CE), Aquiraz recebe o FestMicro em mais uma edição especial.

O evento acontecerá no dia 6 (sexta-feira), a partir das 8h, no Teatro da Tapera das Artes.

Juntando especialistas do mercado para um dia de imersões, consultorias, palestras e diálogos com foco nos empreendedores, através de assuntos que abordam desde a formalização de empresas a estruturações no mercado digital e sustentabilidade.

FestMicro possue entrada gratuita, mas para participar é necessário garantir sua presença mediante inscrição pelo Google Forms.

#AquiTemCultura 05/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA FEIRA FAMA 2023

Com o apoio da Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, e realizada pela Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (FEMICRO-CE), Aquiraz recebe a FEIRA FAMA; o evento proporciona o impulsionamento do microempreendedorismo, unindo os mais diversos segmentos e atividades em um verdadeiro festival.

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2023 a Feira Fama acontece na Praça da Cultura (quadrilátero cultural onde estão inseridos o Centro Cultural Tapera das Artes, Teatro Tapera das Artes, Cinema da Cidade - em construção - e Mercado das Artes - em processo de restauro). Nos três dias o público poderá desfrutar de uma programação gratuita de apresentações culturais e de tradição, além de oficinas, capacitações e desfiles de moda somado a mais de 50 marcas que estarão presentes nesse time de expositores, distribuídos entre artesanato, moda, bijuteria, cosmética, gastronomia, decoração, perfumaria entre outros.

#AquiTemCultura 25/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi espetacular!
O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 20 de setembro, no Teatro Tapera das Artes, e contou com a presença dos músicos: Moisés Inácio e Marcelo Correa, do maestro Ênio Antunes, da Banda de Música Municipal Virgílio Coelho e da Orquestra Sinfônica Piamarta.
Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 22/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa de São Francisco de Assis na Paróquia de São Francisco de Assis, distrito da Tapera - Aquiraz.
#AquiTemCultura 18/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

Prepare-se para mais um "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"
A música instrumental de Moisés Inácio e Marcelo Correa integram ao programa de encerramento da quinta série do Encontro Mestre & Aprendiz No Palco & Na Vida. A residência contará com trocas de conhecimentos e experiências entre os mestres e grupos convidados, e terá a direção artística e a regência do maestro Ênio Antunes
Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e a cultura conosco.
Confirme sua presença agora mesmo através da plataforma Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-mestre-e-aprendiz-no-palco-na-vida/1961022

Venha fazer parte desse encontro memorável!

#AquiTemCultura 15/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA Entrega de novos instrumentos musicais para a Banda Municipal Virgílio Coelho

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, na sexta-feira (15), a entrega de novos instrumentos para os integrantes da Banda Municipal.

Foram entregues 12 novas estantes de partituras e 12 instrumentos musicais: 2 saxofones tenor, 2 saxofones alto, 3 trompetes, 4 clarinetes, 1 trompa e 1 trompa de marcha.

Isso é a gestão municipal investindo na nossa cultura, preservando nosso patrimônio histórico.

#AquiTemCultura 13/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL Biênio 2023-2025
#AquiTemCultura 04/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi incrível!

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 31 de agosto, no Teatro Tapera das Artes, e contou com a presença dos renomados, pianista e compositor, Paulo Braga e o maestro Ênio Antunes.

Confere abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 30/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

Prepare-se para mais um evento emocionante: o "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"
A música instrumental brasileira de Paulo Braga, Beetholven Cunha e a música de George Gershwin integram ao programa de encerramento da quarta série de No Palco & Na Vida, interpretadas pelo pianista e compositor Paulo Braga e grupos do Nova-iorquina no Ceará, com a Aquiraz Big Band, Banda de Música Municipal Virgílio Coelho, Camerata da UFC, Tapera Arte Ensemble e a Orquestra Popular de Repertório, com a regência do maestro Ênio Antunes.

Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e a cultura conosco.
Confirme sua presença agora mesmo através da plataforma Sympla.
Venha fazer parte desse encontro memorável!

#AquiTemCultura 10/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA 3º Termo Aditivo ao Edital nº 01/2023 -CMPC

A Secretaria de Cultura de Aquiraz torna público o 3º Termo Aditivo ao Edital Edital nº 01/2023 para escolha dos(as) representantes da Sociedade Civil que irão compor o biênio 2023-2025 do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.
O presente aditivo objetiva prorrogar os prazos estabelecidos para cadastramento de eleitores e candidatos e alterar a data da realização das eleições.
Para participar, como eleitores(as) e/ou candidatos(as), os(as) interessados(as) deverão realizar cadastro na Secretaria de Cultura de Aquiraz, até o dia 21 de agosto.
A eleição será dia 29 de agosto.
O link para acessar o Edital, está disponível no site da prefeitura www.aquiraz.ce.gov.br .
PARTICIPE!

#AquiTemCultura 31/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA 2º Termo Aditivo ao Edital nº 01/2023

A Secretaria de Cultura de Aquiraz torna público o 2º Termo Aditivo ao Edital nº 01/2023 para escolha dos(as) representantes da Sociedade Civil que irão compor o biênio 2023-2025 do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.
O presente aditivo objetiva prorrogar os prazos estabelecidos para cadastramento de eleitores e candidatos e alterar a data da realização das eleições.
Para participar, como eleitores(as) e/ou candidatos(as), os(as) interessados(as) deverão realizar cadastro na Secretaria de Cultura de Aquiraz, até o dia 10 de agosto.
A eleição será dia 17 de agosto.

PARTICIPE!

#AquiTemCultura 20/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA 1º Termo Aditivo ao Edital Edital nº 01/2023 para escolha dos(as) representantes da Sociedade Civil que irão compor o biênio 2023-2025 do Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC.
#AquiTemCultura 10/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS Sociedade Civil / 2023 - 2025
#AquiTemCultura 06/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festejos de São Pedro do Iguape

O Festejo de São Pedro do Iguape foi lindo.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA Nº067 - do projeto de lei Nº087/2022, de autoria do vereador João Paulo.

A festa aconteceu do dia 19/06 até o dia 02/07, e o encerramento iniciou com a procissão de São Pedro saindo da Capela de São Pedro, Iguape - CE, as 8h e com a Santa Missa, as 11h.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 05/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa de São Pedro - Batoque

A Festa de São Pedro, no Batoque, foi cheia de bençãos

O evento foi realizado, dos dias 18 a 29 de junho, pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, juntamente da Capela de São Pedro do Batoque.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 05/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

O Arte na Praça desse fim de semana animou as praças da cidade.

Os eventos que aconteceram, dia 30 de junho, na praça do Picão, na praça do Boulevard Vila Verde Terra Brasilis - Camará e, dia 01 de julho, na praça da Igreja Matriz - Sede.

Teve trações musicais, apresentações de quadrilha junina, feira de agricultura familiar, artesanato e gastronomia.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 05/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

O CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ foi muito divertido.

O evento aconteceu neste sábado, dia 01 de julho, no Centro de Rendeiras da Prainha com apresentação do Coco de Praia do Iguape com o Mestre Chico Casueira.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 30/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA APROVADO PLANO DE AÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO.

O plano de ação da Secretaria de Cultura de Aquiraz para a execução da Lei Paulo Gustavo foi aprovado nesta quarta-feira (28/06), pelo Ministério da Cultura (MinC).

A elaboração do plano foi fruto de um processo de escuta com a classe artística para construirmos um plano que atenda os anseios dos trabalhadores da cultura aquirazense. O documento foi cadastrado e submetido à avaliação na plataforma TransfereGov.

Ao todo, nosso município receberá R$ 717.000,00 mil reais para investir em projetos culturais.

#AquiTemCultura 30/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festejos de São Pedro do Iguape

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, vai realizar, através da EMENDA Nº067 - do projeto de lei Nº087/2022, de autoria do vereador João Paulo, juntamente coma a Capela de São Pedro, o encerramento dos Festejos de São Pedro do Iguape.
O evento, que iniciou dia 19 de junho, encera domingo, dia 02 de julho, com a procissão de São Pedro saindo da Capela de São Pedro, Iguape - CE, as 8h e com a Santa Missa, as 11h.
Contamos com a participação dos paroquianos e convidados.

#AquiTemCultura 30/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

Venha curtir mais uma edição do CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ!

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, vai realizar mais uma edição do Circuito das artes neste sábado, dia 01 de julho, às 16h30, no Centro de Rendeiras da Prainha.

Você é nosso convidado para curtir a apresentação do Coco de Praia do Iguape com o Mestre Chico Casueira.

#AquiTemCultura 29/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

Tem mais uma edição do #ArteNaPraça vindo aí!

Nos dias 30 de junho e 01 de julho, você poderá desfrutar de atrações musicais, apresentações de quadrilha junina, feira de agricultura familiar, artesanato e gastronomia.

As praças principais do Picão, Boulevard Vila Verde Terra Brasilis - Camará e da Igreja Matriz serão cenários dessa festa cultural.

Vem aproveitar esse momento junto com a gente.

confira, abaixo, a programação completa!

#AquiTemCultura 20/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi incrível!

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 15 de junho, no Teatro Tapera das Artes, e contou com a presença dos renomados Maestro Spok, Anderson Silva e o Maestro Ênio Antunes.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 16/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa de São Pedro Na comunidade do Batoque
#AquiTemCultura 14/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES NO BARRO PRETO
#AquiTemCultura 14/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA O Secretário de Cultura de Aquiraz, José Eloy, está em Brasília para o Seminário Nacional de Cultura e Educação.

O Secretário de Cultura de Aquiraz, José Eloy, está em Brasília para o Seminário Nacional de Cultura e Educação - Aprender para Construir.

O evento iniciou hoje, 14 de junho, e segue até sexta-feira,16 de junho, na Universidade de Brasília (UnB).

O Seminário é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC) e visa promover o debate sobre a construção de políticas públicas intersetoriais que destaquem a integração entre educação, arte e cultura como estratégias fundamentais para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas.

Nas fotos estão o Secretário de Cultura de Aquiraz, José Eloy, o Secretário de Educação de Aquiraz, Alexandre de Sousa, a Secretária de Educação Adjunta, Maria Vanuzia Assunção Moreira, a Presidente do Conselho Gestor da OSC Tapera das Artes, Ritelza Cabral, a Ministra da Cultura Margareth Menezes, o Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piuba e a Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela.

#AquiTemCultura 13/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"

Prepare-se para um evento emocionante: o "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"

Os renomados Maestro Spok, Anderson Silva e o Maestro Ênio estarão presentes no Teatro Tapera das Artes, nesta quinta-feira, dia 15, às 19h.

Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e a cultura conosco. Confirme sua presença agora mesmo através da plataforma Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-mestre-e-aprendiz-no-palco-na-vida/1961022

Venha fazer parte desse encontro memorável!

#AquiTemCultura 09/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ

Venha vivenciar mais uma edição do CIRCUITO DAS ARTES DE AQUIRAZ!

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, convida você para mais uma edição do projeto neste sábado (10), às 19h, em frente ao antigo Posto de Saúde do Barro Preto.

Não perca a oportunidade de assistir à apresentação Ismael Amora e banda.

Vem viver esse momento cultural com a gente!

#AquiTemCultura 07/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa do Co Padroeiro - Santo Antônio, da Paróquia da Tapera

A Festa do Co Padroeiro - Santo Antônio, da Paróquia da Tapera, está sendo um sucesso.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, através da EMENDA Nº023 - do projeto de lei Nº087/2022, de autoria do vereador Francisco Carlos de Freitas Cavalcante.

A festa segue até o dia 13 de junho, terá missas todos os dias e a animação dos primeiros dias ficou por conta do Dj Gordinho e da Banda Swing Forrozeiro.

Confere as fotos desses primeiros dias de festa.

#AquiTemCultura 07/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

Nessa segunda-feira, 05 de junho, teve mais uma animada edição do ARTE NA PRAÇA!

O evento aconteceu na Praça da Rodoviária, e teve doação de mudas de plantas, aulão de ritmos, aferição de pressão e glicemia, venda de artesanatos, de comidas típicas e muita música boa com o Jair Dantas e Banda.

Confere abaixo fotos do evento.

#AquiTemCultura 03/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma edição especial do ARTE NA PRAÇA na próxima segunda-feira (5)!

A partir das 16h, Jair Dantas e sua banda irão contagiar o público na Praça da Rodoviária, marcando a abertura do
#JunhoAmbiental.

Vem aproveitar esse momento junto com a gente. Esperamos por você!

#secultaquiraz #artenapraça #cultura #música #arte

#AquiTemCultura 01/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA No distrito da Patacas
#AquiTemCultura 01/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE SANTO ANTÔNIO CO PADROEIRO DA TAPERA
#AquiTemCultura 01/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA no Iguape
#AquiTemCultura 30/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, Lagoa de Cima
#AquiTemCultura 30/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Na Igreja de São Sebastião, Caracará
#AquiTemCultura 29/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

O "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida" foi sensacional!
O evento, que foi realizado pela pela Secretaria de Cultura juntamente com a Tapera das Artes, aconteceu dia 25, no Teatro Tapera das Artes, e contou com a presença dos renomados mestres da música instrumental, Márcio Landi, Alexandre Ritter e Jaime Ernest.
Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 29/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA Na Praça da Rodoviária
#AquiTemCultura 26/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Na comunidade do Caracará
#AquiTemCultura 25/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Da comunidade da Lagoa de Cima
#AquiTemCultura 24/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará mais uma edição do ARTE NA PRAÇA.

Será sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 8h, com apresentação musical do Trio Pé de Serra, na Praça da Rodoviária.

Não perca essa oportunidade de desfrutar desse momento cultural com a gente!

#prefeituradeaquiraz #artenapraça #cultura #música #arte

#AquiTemCultura 23/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida

Prepare-se para um evento emocionante: o "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura e a Tapera das Artes realizam o "V Encontro Mestre & Aprendiz - no palco e na vida"

Os renomados mestres da música instrumental, Márcio Landi, Alexandre Ritter e Jaime Ernest, estarão presentes no Teatro Tapera das Artes, nesta quinta-feira, dia 25, às 19h.

Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e a cultura conosco.

Confirme sua presença agora mesmo através da plataforma Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-mestre-e-aprendiz-no-palco-na-vida/1961022

Venha fazer parte desse encontro memorável!

#AquiTemCultura 22/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA Na Capela Santa Luzia
#AquiTemCultura 19/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA Na Capela Santa Luzia
#AquiTemCultura 18/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA Dia Internacional do Museu

Hoje é o dia internacional do Museu!

E Aquiraz tem a honra de ter localizado em seu centro histórico o Museu Sacro São José de Ribamar - MSSJR, que para celebrar esse dia realizou a palestra: POVOS ORIGINÁRIOS E OS JESUÍTAS NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ- CE.

A palestra aconteceu ontem, dia 17 de maio, nas Ruínas dos Jesuítas, teve como palestrante, o ilustre, Ronald Tavares e contou com a presença do nosso Secretário de Cultura, José Eloy, da Família Targino, Cláudio, Alberto e Cláudia, Gestores do Engenhoca Parque, Administração do Engenhoca Parque, Alessandra Rubin, equipe do MSSJR, Reginaldo Souza do @aquirazense, professores, Profª Catherine e Prof. Gilson, e dos alunos da turma de guias de turismo da Escola Profissionalizante Alda Façanha

A palestra faz parte da 21° semana de museus, que ocorre do dia 15 a 21 de maio, e tem como tema: sustentabilidade e bem estar, o evento conta com uma programação variada, com exposições, seminários e palestras; as atividades são realizadas pelo MSSJR em parceria com o Engenhoca Parque, através do Museu Colonial.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos

#AquiTemCultura 16/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Festa de Nossa Senhora de Fátima, na Chácaras da Prainha, foi linda e teve muito louvor.
O evento aconteceu do dia 04 até o dia 13 de maio.
A celebração contou com novenas, santa missa e apresentações das bandas católicas Lord Metal e Ministério Gênesis
Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos

#AquiTemCultura 15/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

O Arte na Praça foi maravilhoso!

O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, na Praça do Porto das Dunas, em conexão com a Feira FACCE.

Teve venda de artesanato, de comidas regionais e para animar teve apresentações incríveis da Banda de Pífaros e do talentoso Anderson Carlos.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 12/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA III CAVALGADA DOS TRABALHADORES

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a III Cavalgada dos Trabalhadores juntamente com as equipes de cavalgada Cavaleiros de Aquiraz e Amazonas de Aquiraz.
O evento foi organizado pelo Alex Lelé e surgiu da vontade de fazer um evento para prestigiar os vaqueiros da cidade de Aquiraz.
A III Cavalgada dos Trabalhadores aconteceu dia 07 de maio, no Centro de Aquiraz.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 12/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA Na Praça do Porto das Duna
#AquiTemCultura 12/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CHACARÁS DA PRAINHA
#AquiTemCultura 11/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Festa de Nossa Senhora de Fátima, na Patacas, teve muito louvor e foi linda.
O evento está acontecendo desde o dia 05 de maio e segue até o dia 13.
Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 05/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa de Nossa Senhora de Fátima De 05 a 13 de maio na Patacas
#AquiTemCultura 03/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA ARTE NA PRAÇA

A prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, preparou mais uma edição do Arte na Praça e mais uma vez foi incrível.

O evento aconteceu em conexão com a Feira FACCE, nos dias 21 e 22 de abril, na Praça das Flores; e o centro do município foi palco para muita música boa com apresentações de artistas locais.

Teve muita música boa, com o Eduardo Xavier e o Ribinha dos Teclados, e muita animação com a arte de rua do Fuscirco.

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 12/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA XXIII FESTA DO MARCO VIVO

A XXIII Festa do Marco Vivo foi maravilhosa!

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, apoiou a tradicional Festa do Marco Vivo realizada na aldeia Jenipapo Kanindé.

A festa aconteceu no dia 10/04, na aldeia Jenipapo Kanindé, e teve como tema "Com a yburana demarcamos nosso território, com o urucum e jenipapo demarcamos nossos corpos".

Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 11/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA VIA SACRA VIVA 2023 - NO CARACARÁ
#AquiTemCultura 11/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA PAIXÃO DE CRISTO 2023 - NO IGUAPE

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, apoiou a Paixão de Cristo do Iguape realizada pelo grupo de teatro São Pedro, vinculado á Capela São Pedro, no distrito de Jacaúna.
A encenação aconteceu nos dias 07 e 09 de abril,
na praça São Pedro, no Iguape, e encantou todos que foram assistir.
Confere abaixo as fotos do evento.

Siga nosso Instagram, @secultaquiraz, para acompanhar mais eventos.

#AquiTemCultura 11/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA FÓRUNS DA CULTURA - LEI PAULO GUSTAVO - AQUIRAZ
#AquiTemCultura 04/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou mais um ‘Circuito das Artes' o evento foi promovido em conjunto com a panfletagem informativa do Dia da Conscientização do Autismo, realizada pelo Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA).

O Circuito das Artes aconteceu, dia 03/04, na rodoviária e para animar tivemos apresentação do grupo Catabum da Tapera das Artes.
O evento foi lindo e muito divertido; confere abaixo as fotos desse momento maravilhoso.

E para ficar por dentro de tudo que acontece segue nosso instagram: @secultaquiraz

#AquiTemCultura 24/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA O Secretário de Cultura de Aquiraz, José Eloy, participou do Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO

O Secretário de Cultura de Aquiraz, José Eloy da Costa Neto, juntamente de representantes dos municípios de Fortaleza e Sobral, participaram, no dia 17/03, do 5° ECriativa - Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO, realizado em João Pessoa na Casa FIEP. Eles foram acompanhados pelo superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e pela articuladora da instituição na região Norte, Suilany Teixeira.

O encontro, que faz parte do calendário anual da rede brasileira, tinha o objetivo de propor, debater e programar as atividades em cooperação que serão empreendidas pelas cidades criativas da UNESCO no Brasil em 2023.

#AquiTemCultura 17/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA Festa do Padroeiro São José de Ribamar

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, está apoiando a Paróquia São José de Ribamar na realização da "Festa do Padroeiro São José de Ribamar", que começou dia 09 de março e vai até dia 19 de março, sempre, iniciando as 18h30 com novenas e Santas Missas.
O tema deste ano é: "Nos Passos de São José", cuja a finalidade é mostrar para todos os presentes os 16 passos de São José retratado em painéis fixados no entorno do local celebrativo. A grande finalidade desta festa é fortalecer a devoção no padroeiro e envolver toda a comunidade em uma peregrinação da imagem visitando as famílias, os idosos, enfermos, comerciantes, escolas e órgãos públicos.
No convívio social tem barracas com a venda de comidas e de produtos artesanais, no domingo, dia 19/03, à partir das 8h, terá amostra de produtos feitos pelos agricultores locais; e do dia 17/03 a 19/03 terá atrações culturais e musicais para animar o enceramento dessa grande festa.

Confere abaixo fotos do evento.

#AquiTemCultura 17/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA I Mostra de Agricultura Familiar

A I Mostra da Agricultura Familiar está chegando!

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pescas e Recursos Hídricos, realizará, no dia 19 de março, das 8h às 12h, na Praça da Matriz, uma mostra de produtos locais com objetivo de movimentar a economia do município.

Se liga aí, na programação:

Exposição dos produtos da agricultura familiar;

Missa de São José;

Entrega de mudas e sementes;

Degustação;

Pedalada em homenagem ao Padroeiro São José;

Apresentação Musical.

Então, prepare o paladar e convide a família e amigos para prestigiar esse evento que celebra os sabores da nossa terra.

E para ficar por dentro de tudo que acontece segue nosso instagram: @secultaquiraz

#prefeituradeaquiraz #agriculturafamiliar #agricultura

#AquiTemCultura 14/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES - PADROEIRA DO BARRO PRETO
#AquiTemCultura 14/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTEJOS DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO - NO CARACARÁ
#AquiTemCultura 11/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTA DO COPADROEIRO SÃO SEBASTIÃO 2023 da Paróquia de São José de Ribamar
#AquiTemCultura 06/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA FESTEJOS DE SANTOS REIS - NO IGUAPE e aniversário de 111 anos da Capela São Pedro
#AquiTemCultura 26/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA AQUIRAZ DE LUZ

O cortejo do Papai Noel, com toda sua magia, encantou a todos por onde passou; confira abaixo as apresentações que aconteceram no Aquiraz de Luz:

Dia 19/12

Sexteto da Camerata da Tapera das Artes - na Praça do Novo Iguape.

Dia 20/12

Sexteto da Camerata da Tapera das Artes - na Praça do Jenipapeiro

Dia 21/12

Sexteto da Camerata da Tapera das Artes - na Praça da Igreja de Patacas

Dia 22/12

Sexteto da Camerata da Tapera das Artes - na Praça da Aroeira

Banda de Música Municipal Virgilio Coelho - na Casa do Papai Noel

Dia 23/12

Sexteto da Camerata da Tapera das Artes e Felipe Dantas - na Praça do Camará

Banda de Pífaros - Pifarando na Praça - na Casa do Papai Noel

#AquiTemCultura 21/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA CICLO DAS TRADIÇÕES - ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DE SANTA LUIZA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou no dia 17/12 o Ciclo das Tradições, com o encerramento dos Festejos de Santa Luiza, um evento com muita diversão, lazer e cultura.
A partir das 19 horas, na Capela Santa Luzia - Comunidade do engenho velho, Tapera - Aquiraz - CE.

Confira abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura
#SecultAquiraz

#AquiTemCultura 20/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE RENDEIRAS LUIZA TÁVORA DA PRAINHA

O Centro de Rendeiras Luiza Távora, na Prainha, está fazendo 5 anos, e Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará a festa para comemorar.

Será amanhã, dia 21/12 a partir das 10h com Os Karas do Piseiro.

#AquiTemCultura

#SecultAquiraz

#AquiTemCultura 20/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA FESTIVAL DE NATAL DA CAPONGA DA BERNARDA

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, no dia 16/12/22, o Festival de Natal da Caponga da Bernarda, um evento com muita diversão, lazer e cultura.


Programação:

18h - Anderson Cantor

20h - Ribinha dos Teclados

Local: Quadra da Caponga da Bernarda

Confira abaixo fotos do evento.

#AquiTemCultura

#SecultAquiraz

#AquiTemCultura 19/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA CIRCUITO DAS ARTES

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizou o Circuito das Artes um evento com muita diversão, lazer e cultura.
A programação aconteceu do dia 15 ao dia 17 de dezembro, na praça das flores, e contou com apresentações e feirinha cultural.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 15/12

18h - Banda de Pífaros - Pifarando na Praça

Dia 16/12

20h - Ismael Amora e Banda

Dia 17/12

19h - Simplesmente Samba - Mostra de Samba e Pagode


Confira abaixo as fotos do evento.

#AquiTemCultura 14/09/2022 SECRETARIA DE CULTURA AQUIRAZ NA 4º EDIÇÃO DA FENACCE

Aquiraz estará presente na 4º edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura - FENACCE.

E você é nosso convidado!

De 16 a 25 de setembro / no centro de Eventos do Ceará.

Venha prestigiar esse evento recheado de programações musicais, culturais, gastronômicas e com arte de toda a parte do Brasil!

#AquiTemCultura 15/04/2022 SECRETARIA DE CULTURA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Sexta-feira da Paixão, Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira Maior é uma data religiosa do calendário cristão, que antecede o domingo de Páscoa.

Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado, logo é um dia de reflexão, por isso o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento.

Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

#AquiTemCultura

#OCearáComeçaAqui

#SecultAquiraz

#AquiTemCultura 27/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA DIA 27 DE MARÇO - DIA NACIONAL DO CIRCO E DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro.

O Dia Nacional do Circo, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O teatro é uma arte milenar e desde a antiguidade foi usado como forma de expressar e divulgar a cultura dos diferentes povos.

As duas artes, circo e teatro, costumam andar juntas. Os profissionais de circo e os do teatro, com sua proeza e ousadia, fazem uma troca de experiencias com o público criando espetáculos inigualáveis.

#diadocirco #diadoteatro #secultaquiraz #ocearacomeçaaqui

#AquiTemCultura 21/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA 21 DE MARÇO — DIA MUNDIAL DA POESIA

Esse dia foi escolhido na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999, com intuito de dar reconhecimento e impulso aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais, segundo informa a ata da conferência.

A criação dessa data tem o objetivo de promover a diversidade das línguas, além disso significa a aceitação da palavra como elemento que socializa e estrutura a pessoa e pode ajudar os jovens a redescobrir valores essenciais, além de que lhes permite refletir sobre si mesmos.

#AquiTemCultura

#OCearáComeçaAqui

#SecultAquiraz

#AquiTemCultura 19/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA 19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ, PADROEIRO DE AQUIRAZ E DO CEARÁ.

Essa data homenageia São José, o padroeiro de Aquiraz e do Ceará, e tem um significado especial para o homem do campo. É um dia carregado de tradição e expectativa, pois a crença popular indica que se chover até o dia de São José o ano terá um bom inverno, com a chuva garantindo uma safra farta.

De acordo com o padre Gilson Soares, a escolha de São José para ser o padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo contam, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade de Aquiraz e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Fonte: www.camaraapuiares.ce.gov.br

#DiadeSaoJose #PadroeirodeAquiraz #PadroeirodoCeará

#AquiTemCultura #OCearáCoemçaAqui #SecultAquiraz

#AquiTemCultura 08/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura e com o apoio da Secretaria de Turismo, realizou durante todo o dia de hoje, 08 de março - Dia Internacional da Mulher, ações pela cidade em homenagem ao dia Internacional da Mulher, com música e entrega de flores.

#AquiTemCultura

#OCearáComeçaAqui

#SecultAquiraz #SeturAquiraz

#AquiTemCultura 13/02/2022 SECRETARIA DE CULTURA 323 ANOS DE AQUIRAZ

Primeira capital do Ceará, um lugar que conquista a todos por suas belezas, cultura e encantos. Cidade de gente batalhadora, simpática e bonita, gente que demonstra orgulho e amor por seu lugar.

São 323 anos de muitas histórias, de lutas e conquistas.

E para festejar esse grande dia a secretaria de Cultura de Aquiraz-CE preparou uma comemoração com a Banda Municipal Virgílio Coelho, com a seguinte programação:

6h - Alvorada Virtual no Instagram da Secult Aquiraz.

17h - Entardecer Musical: pelas ruas de Aquiraz.

20h - Concerto: na Praça Matriz - Sede

*A programação será transmitida, em forma de live simultânea, no Istagram da Secult Aquiraz.

Parabéns Aquiraz, parabéns povo aquirazense.

Viva Aquiraz!

#AquiTemCultura

#OCearaComeçaAqui #SecultAquiraz

#AquiTemCultura 02/02/2022 SECRETARIA DE CULTURA CENTRO HISTÓRICO DE AQUIRAZ RECEBE VISITA PARA ANÁLISE DE REFORMA E REQUALIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS

O secretário de Cultura de Aquiraz/CE, José Eloy da Costa Neto, juntamente com o prefeito de Aquiraz/CE, Dr. Bruno Gonçalves; a assessora de Políticas Culturais, Nilde Ferreira; e a ex-prefeita de Aquiraz/CE e presidente do Conselho Gestor da OSC Tapera das Artes, Ritelza Cabral, receberam no dia 01/02/2021, em nosso município, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. Juntos eles fizeram um tour pelo Centro Histórico de Aquiraz/CE, e analisaram projetos para a reforma da Casa do Capitão Mor, do Mercado das Artes, do Poço Frei Vidal, Museu Sacro São José de Ribamar, bem como a construção de duas salas de cinema para o centro de Aquiraz/CE e requalificação do Centro Histórico de Aquiraz/CE. Também foi debatida uma cooperação técnica entre o Município e o Estado, com ações no Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, localizado em Aquiraz/CE, e nos demais equipamentos culturais.

Fotos: Salvino Lobo.

#AquiTemCultura

#SecultAquiraz

#OCearaComeçaAqui

#AquiTemCultura 10/12/2021 SECRETARIA DE CULTURA FESTIVAL CIRCULA AQUIRAZ

A PREFEITURA DE AQUIRAZ, por meio da SECRETARIA DE CULTURA, apresenta o FESTIVAL CIRCULA AQUIRAZ!

De 10 a 21 de dezembro, Prainha, Iguape, Batoque, Caponga da Bernarda, Tapera, Jenipapeiro, Camará, Serpa, Aroeiras e a sede do município recebem a programação presencial do Festival. A programação virtual acontece nas redes sociais da Secretaria de Cultura.

57 projetos foram selecionados, nas áreas de música, teatro, dança, circo, cultura popular, artes visuais e fotografia, moda e design,artes digitais, cultura alimentar, performance e audiovisual.

O Festival Circula Aquiraz é uma realização da Secretaria de Cultura de Aquiraz, com recursos da Lei 14.017/2020- Lei Aldir Blanc- Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal/Pátria Amada Brasil.

#AquiTemCultura 05/11/2021 SECRETARIA DE CULTURA DIA 05 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CULTURA

Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais: as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato etc. expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.

Mas o que é cultura?

Cultura são conhecimentos, que com um bom manejo, que seria a educação, tornam-se novas ideias e, portanto, novos conhecimentos!

O acúmulo de conhecimentos, a integração dos mesmos e uma visão inovadora e ousada das possibilidades possibilitaram que Santos Dumont se tornasse um inventor de fama internacional, permitiu que Nicolau Copérnico demonstrasse algumas das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos e que Thomas Edison

criasse a luz elétrica entre 2.332 outras patentes de invenções que o colocaram entre um dos mais respeitados inventores do mundo.

O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

#AquiTemCultura

#OCearáComeçaAqui #SecultAquiraz

#AquiTemCultura 02/11/2021 SECRETARIA DE CULTURA AQUIRAZ NA FENACCE

Aquiraz estará na FENACCE - Feira Nacional de Arte e Cultura, edição 2021.

E você e sua família estão convidados para prestigiar o estande de Aquiraz na FENACCE.

A entrada é gratuita. Basta você fazer seu cadastro no site: https://www.fenacce.com.br e levar seu cartão da vacinação de covid-19.

A Feira acontecerá do dia 03 ao dia 07 de novembro, de 15 às 22h, no Centro de Eventos do Estado do Ceará.

Confira nossa programação na FENACCE:

Dia 03/11

18h - Abertura do Evento

18h30 - Cortejo

19h - Banda Municipal de Música

Dia 04/11

20h - Catabum

Dia 05/11

20h - Eloisa Morais

Dia 06/11

17h - Coco mestre Raimundo Cabral

Dia 07/11

20h - Sons dos Pífaros de Aquiraz

Todos os dias teremos exposições nos estandes de artesanato e da agricultura familiar.

www.aquiraz.ce.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 04:45:27