CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COM A JUÍZA DRA. TEREZA GERMANA DO JUIZADO DA MULHER DE FORTALEZA.
#Aquiraz 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA REALIZA A ENTREGA DO 5º LOTE DOS CRACHÁS DE IDENTIFICAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AUTISTAS

A partir desta sexta-feira (4), Prefeitura de Aquiraz, por meio do Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA), dará início à entrega dos crachás de identificação para pessoas com deficiência e autistas.

A entrega será realizada no Núcleo de Atendimento Municipal Especializado (NAME), na Av. Nossa Senhora de Lurdes, s/nº, Gruta, em frente ao Demutran.

Os pais e/ou responsáveis podem retirar o documento a partir das 8h, mediante apresentação de um documento original com foto.

Essa identificação é uma importante iniciativa que facilita a comprovação da deficiência, proporcionando prioridades nos atendimentos em serviços públicos e privados.

Confira abaixo a lista do 5º lote que será entregue.

#Aquiraz 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA REALIZA A ENTREGA DO 4º LOTE DOS CRACHÁS DE IDENTIFICAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AUTISTAS

A Prefeitura de Aquiraz, por meio do Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA), realiza a entrega do 4º lote dos crachás de identificação para as pessoas com deficiência e autistas.

Os crachás serão entregues na próxima segunda-feira (03), no Núcleo de Atendimento Municipal Especializado (NAME), localizado na Av. Nossa Senhora de Lurdes, s/nº, Gruta, em frente ao Demutran.

Para a retirada do documento, os pais e/ou responsáveis devem apresentar um documento original com foto.

A identificação é uma iniciativa que facilita a comprovação da deficiência, além de garantir prioridades nos atendimentos em serviços públicos e privados.

Confira abaixo a lista do 4º lote que será entregue:

#Aquiraz 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aquiraz realiza a II Semana de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Aquiraz, por meio das Secretarias Municipais e o Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA), realiza, entre os dias 31 de março a 5 de abril, a II Semana de Conscientização do Autismo.

Teremos palestra com tema "Mais informações e menos preconceito", blitz informativa, adesivaço, credenciamento para estacionamento preferencial, entrega do 4º lote dos crachás, ação educativa nas escolas, entre outras atividades. Confira a programação completa:

DIA: 31 de março (sexta-feira)

• Abertura oficial com Palestra "Mais informações e menos preconceito"

Palestrante: Dra Marjorie Sacha (psicóloga e professora do curso de Psicologia na Uninassau)

Horário: 8h às 11h

Local: Auditório Casa do Saber

Público-alvo: servidores municipais

• Cinema adaptado para autistas

Horário: 13h

Local: Shopping Eusébio

DIA: 01 de abril (sábado)

• Blitz Informativa, adesivaço e credenciamento para estacionamento preferencial

Horário: 8h às 10h

Local: Em frente à Rodoviária

DIA: 03 de abril (segunda-feira)

• Panfletagem informativa, recreação e atração musical

Horário: 7h30

Local: Rodoviária

• Entrega do 4º lote dos crachás

Horário: 9h

Local: NAME

DIAS: 03 e 04 de abril (segunda e terça)

• Ação educativa e preventiva nas escolas

Horário: Manhã e Tarde

Locais: Escolas da Rede Municipal

• Cadastro de crachás / censo do DIA e Serviço Social para as famílias com pessoas com TEA

Horário: 9h

Local: CRAS Móvel

DIA: 05 de abril (quarta-feira)

Encerramento da II Semana Municipal da Conscientização do Autismo

•Palestra com tema: Mais informação, Menos Preconceito.

•Atividades recreativas

Horário: 7h às 10h

Local: Centro de Reabilitação Física (CRF)

#ConselhoMunicipal 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aquiraz promove a 7ª Conferência Municipal de Saúde com foco na defesa do SUS e da democracia

A Prefeitura de Aquiraz, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, está promovendo a 7ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, na Casa do Saber Justiniano de Serpa. O tema central deste importante evento será "Garantir Direitos e Defensoria do SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O objetivo da conferência é avaliar a situação de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, além de discutir o tema da conferência nacional, com foco nas prioridades locais de saúde para a revisão dos planos municipais. Serão abordados diversos assuntos relacionados à saúde pública, como políticas públicas, financiamento, gestão, participação social, controle social, entre outros.

A conferência é um espaço aberto para que todos possam contribuir com ideias e sugestões que ajudem a melhorar o sistema de saúde municipal, com o intuito de garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população. Todos são bem-vindos e incentivados a participar deste importante evento que contribuirá para a construção de um futuro melhor para a saúde pública em Aquiraz.

#Saúde 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE

#conferênciamunicipaldesaúde 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ DIVULGA DATAS DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Conselho Municipal de Saúde, inicia, nesta quarta-feira (15), as Pré-Conferências de Saúde.

Durante essas etapas se estabelecem diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde, funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), prioridades locais, entrou outros pontos.

Confira o cronograma dos meses de fevereiro e março:

Pré-conferências em FEVEREIRO:

15/02 - João de Castro

8h30

UBS Tapuio

16/02 - Assis Teixeira

8h30

UBS Jenipapeiro

23/02 - Justiniano de Serpa

8h30

UBS Serpa

28/02 - Camará

8h30

UBS Camará

Pré-conferências em MARÇO:

01/03 - Jacaúna

8h30

UBS Iguape

02/03 - Tapera

8h30

UBS Tapera

07/03 - Patacas

8h30

UBS Patacas

09/03 - Sede

8h30

UBS Sede II e III

14/03 - Caponga da Bernarda

8h30

UBS Caponga da Bernarda

Vale destacar que a VII Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 30 de março, tendo como tema cental "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", e tem como intuito debater e propor diretrizes das políticas públicas de saúde no município, buscando sempre o bem-estar da população.

Posteriormente, estaremos divulgado o local e o horário do evento.

#Aquiraz 11/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE AQUIRAZ REALIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA À CAMPANHA JANEIRO BRANCO

A Prefeitura de Aquiraz promoverá, nos próximos dias, uma programação alusiva ao "Janeiro Branco", mês dedicado aos cuidados com a saúde mental.

Coordenada pela Secretaria de Saúde, as atividades vão contar com rodas de conversas, caminhada e ação de promoção à saúde mental nas escolas do município.

Para Graça Costa, coordenadora da Saúde Mental do município, o objetivo da campanha é envolver à população em um amplo debate sobre a temática. "Janeiro é o primeiro mês do ano. Neste período, as pessoas costumam refletirem sobre suas vidas, por isso a importância de conscientizar todos sobre a busca de ajuda no enfrentamento de problemas emocionais", frisa.

Confira as atividades programadas:

Roda de conversa - Prevenção de Adoecimento Mental

Data: 17/01

Local: CRAS Camará (Tarde)

Roda de conversa - Prevenção de Adoecimento Mental

Data: 25/01

Local: UBS Croatá (Manhã)

UBS Sítio Guarda (Tarde)

Caminhada com Saúde Mental

Data: 20/01

Concentração: Praça da Matriz (8h)

Promoção de Saúde Mental

Locais: Escolas do município

#ConselhoMunicipal 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CMSA DIVULGA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO PARA O BIÊNIO 2022-2024

O Conselho Municipal de Saúde de Aquiraz (CMSA), divulga, nesta sexta-feira (4), o Edital de convocação para eleição de composição dos membros do CMSA para o biênio 2022-2024.

O referido edital convoca as entidades representativas dos seguintes segmentos: Usuários, Representantes dos trabalhadores de Saúde, Representantes do Executivo Municipal e Representantes dos prestadores de Serviços de Saúde conveniados privados ou sem fins lucrativos para participarem da Assembleia do processo eleitoral para composição do CMSA.

Confira no link os prazos de inscrição, habilitação, recursos e divulgação dos resultados.

#Aquiraz 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ RECEBERÁ ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau - CE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aquiraz (SMS), realiza, nos dias 22 e 23 de setembro, das 8h às 16h, o Encontro de Comunicação para Conselheiros e Conselheiras Municipais de Saúde.

O evento acontecerá na sede da SMS, situada Rua Santos Dumont, Nº 260, Centro do município, e tem como objetivo de universalizar o acesso dos conselheiros aos meios de produção e recepção de informações, por meio de diferentes mídias.

Durante a formação serão abordados temas, como: a Política Nacional de Comunicação e Informação em Saúde, a implementação das Comissões de Comunicação nos Conselhos Municipais de Saúde, utilização das redes sociais, fake news, dentre outros assuntos.

Para participar, é necessário o preenchimento do formulário de inscrição on-line no link abaixo.

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA 05 DE MAIO - DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Farmácia Central promoveu, hoje, nesta tarde, dia (5)ações de prevenção da automedicação para a população, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Foram realizadas palestras, informativos e o foco na conscientização dos usuários do SUS, para o uso correto de medicamentos!

A ação continuará durante o dia de amanhã (6)de maio,sexta-feira, Local: Farmacia Central - Sede. Vem participar e tirar suas dúvidas com nossos profissionais de Saúde.

#Vacinação 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ CONTARÁ COM SETE PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE SÁBADO (27)

Dedicada a fazer com que a vacina contra a Covid-19 chegue a todos os munícipes, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, imunizará contra a Covid-19, de forma descentralizada, neste sábado (27), das 9h às 15h, os seguintes públicos:

- D1 e D2 para as pessoas acima de 18 anos;

- D2 para as pessoas que estejam com 60 dias da D1 da Pfizer;

- D2 para as pessoas que estejam com nome na listagem abaixo para o imunizante AstraZeneca;

- D3 para as pessoas com mais de 60 anos que estejam com 5 meses da D2.

Os pontos de atendimentos serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das seguintes localidades: Camará (atenderá Telha e Oiticica), Serpa, Tupuiú (atenderá Jacundá), Prainha, Baixa Grande, Chácara da Prainha e Sítio Guarda (atenderá Lagoa do Bispo).

Vale lembrar que não há necessidade de agendamento. Basta está cadastrado na plataforma Saúde Digital.

Confira no link abaixo a lista das pessoas para imunização da D2 da AstraZeneca.

#Vacinação 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FIM DE SEMANA: ACESSE AS LISTAS COM OS NOMES DOS AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Ponto de atendimento será a Escola Ernesto Gurgel Valente, no centro do município, de 9h às 14h
#Vacinação 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ INICIA VACINAÇÃO PARA ADOLESCENTES DE 14 E 15 ANOS NESTE DOMINGO (19) Local de atendimento será a Escola Ernesto Gurgel Valente, no centro do município, de 9h às 14h
#Vacinação 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ CONTARÁ COM NOVE PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA O PÚBLICO DE 18 A 29 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA (03) No total, foram disponibilizadas 900 vagas para agendamento na plataforma Saúde Digital
#Vacinação 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JOVENS AQUIRAZENSES DE 16 A 17 ANOS SERÃO IMUNIZADOS NESTA TERÇA-FEIRA (31) É necessário o acompanhamento do pai ou responsável pelo menor de idade no momento da vacinação
#Vacinação 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ AVANÇA NA IMUNIZAÇÃO E VACINA PÚBLICO ACIMA DE 18 ANOS CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA (26); ACESSE LISTA Atendimentos serão na Escola Ernesto Gurgel Valente, de 9h às 15h
#Vacinação 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VEJA LISTAS DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE SÁBADO (21) Imunização será do público de 22 a 29 anos
#Vacinação 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFIRA AS LISTAS DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA SEXTA-FEIRA (20) Os atendimentos serão realizados de forma descentralizada
#Vacinação 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: CONFIRA A LISTA DE AGENDADOS PARA ESTE SÁBADO (14) Atendimentos serão realizados na Escola Ernesto Gurgel Valente, de 9h às 14h
#Vacinação 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APÓS FALHA NO SISTEMA, 241 AQUIRAZENSES FORAM AGENDADOS PARA VACINAÇÃO E SERÃO ATENDIDOS NESTA QUARTA-FEIRA (11) Imunização será na Escola Ernesto Gurgel Valente, de 9h às 12h
#Vacinação 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1.130 VAGAS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE SÁBADO (07) PREENCHIDAS; CONFIRA AS LISTAS DOS AGENDADOS Público-alvo serão as pessoas de 30 a 44 anos
#Vacinação 04/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFIRA AS LISTAS DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA (05) Todas as 1.190 vagas disponibilizadas na plataforma Saúde Digital do Governo do Estado foram preenchidas
#Vacinação 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ VACINA CONTRA A COVID-19 FAIXA ETÁRIA DE 30 A 44 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA (30); VEJA LISTA DE AGENDADOS No total, foram disponibilizadas 1.140 vagas para atendimentos nas UBS e Escola Ernesto Gurgel Valente
#Vacinação 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ APLICA D2 DA CORONAVAC DAS GESTANTES E PUÉRPERAS PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (26) Aplicação da dose de reforço deste público será na Escola Laís Sidrim Targino
#Vacinação 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFIRA A LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA (22)

A lista de agendados para vacinação contra a Covid-19 em Aquiraz, nesta quinta-feira (22), já está disponível. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou 611 vagas para agendamento do público de 30 a 44 anos e 250 doses para faixa etária de 45 a 59 anos.

Além da Escola Ernesto Gurgel Valente, no centro do município, os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Camará, Tapera, Serpa e Lagoa do Bispo, para o público de 30 a 44 anos. Para as gestantes e puérperas foram destinadas 30 vagas para vacinação na sede 2 e 3.

O cadastro e o agendamento são realizados por meio da plataforma Saúde Digital do Governo do Estado, através do site: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br.

Confira nos links abaixo as listas com os nomes agendados:

#Vacinação 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APLICAÇÃO DA 2ª DOSE DA ASTRAZENECA NAS PESSOAS DE 60 A 64 QUE TOMARAM A 1ª DOSE DIA 23 DE ABRIL

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir desta quarta-feira (21), aplicação da segunda dose da AstraZeneca nas pessoas com faixa etária de 60 a 64 anos.

Os aquirazenses que tomaram a primeira dose no dia 23 de abril na Escola Ernesto Gurgel Valente e que ainda não receberam a 2ª dose dose do imunizante podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua localidade, sendo elas: Sede I, Araças, Patacas, Baixa Grande, Cajueiro do Ministro, Caracará, Caponga da Bernarda, Sede 2 e 3, Chácara da Prainha, Fagundes, Jenipapeiro, Iguape, Jacundá, Machuca, Jussara, Piau, Prainha, Tapuio, Tupuiú, Telha e Tapera.

Vale ressaltar que a aplicação da 2ª dose é válido SOMENTE para as pessoas que se vacinaram no dia 23 de abril e que não há necessidade de agendamento prévio.

Documentos necessários:

Ao comparecer a UBS é necessário apresentar documento de identidade com foto e o Cartão de Vacinação.

Confira no link abaixo a lista das pessoas para tomar a dose de reforço da AstraZeneca.

#Saúde 15/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "CIRURGIA NOS BAIRROS" JÁ REALIZOU 300 PROCEDIMENTOS DESDE O SEU LANÇAMENTO Programa foi lançado em fevereiro de 2021
#Vacinação 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM AQUIRAZ É ABERTA PARA O PÚBLICO GERAL Não há necessidade de agendamento, basta procurar a UBS da sua localidade
#Vacinação 26/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VEJA LISTAS DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM AQUIRAZ NESTE SÁBADO (26)

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, divulga as listas dos aquirazenses agendados para a vacinação contra a Covid-19, neste sábado (26).

Os atendimentos acontecerão nas Escolas Ernesto Gurgel Valente (45 a 59 anos) e Laís Sidrim Targino (gestantes e puérperas), além das UBS da Tapera, Camará, Machuca, Serpa e Sítio Guarda (30 a 44 anos), de 9h às 15h.

O cadastro e o agendamento são realizados por meio da plataforma Saúde Digital do Governo do Estado, através do site: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br.

Confira no link abaixo as listas com os nomes agendados:

#Vacinação 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ REALIZA DIA D DA VACINAÇÃO COM MAIS DE DOIS MIL AGENDAMENTOS

Os aquirazenses com idade entre 30 e 59 anos já podem agendar sua vacina contra a Covid-19 no Saúde Digital para este sábado (26). Serão disponibilizados 2.172 agendamentos, a partir das 14h de hoje (25).

O atendimento será descentralizado e atenderá, ainda, as gestantes e puérperas. Os locais de vacinação serão as Escolas Ernesto Gurgel Valente e Laís Sidrim Targino, no centro do município, e as UBS da Tapera, Camará, Serpa e Sítio Guarda.

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, ressalta que é importante a etapa do agendamento na plataforma para se vacinar.

O Dia D da vacinação em Aquiraz inicia às 9h e segue, de forma simultânea em todos os pontos de vacinação, até às 15h.

Dia D da vacinação

Data: 26 de junho (sábado)

Horário: 9h às 15h

Locais:

- Escola Ernesto Gurgel Valente e Machuca (45 a 59 anos)

- Iguape, Camará, Tapera e Sítio Guarda (30 a 44 anos)

- Escola Lais Sidrin Targino (Gestantes e puérperas)

Agendamento: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

#Vacinação 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ TERÁ TRÊS PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (23) O agendamento na plataforma Saúde Digital inicia hoje (22), a partir das 14h
#Vacinação 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACESSE A LISTA COM O NOME DOS AQUIRAZENSES AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE TERÇA-FEIRA (22)

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, divulga, nesta terça-feira (22), a lista dos aquirazenses agendados para a vacinação contra a Covid-19.

Serão vacinadas as pessoas do público geral com faixa etária de 59 a 45 anos. Os atendimentos acontecerão na Escola João Pires Cardoso no Camará e nas UBS das seguintes localidades: Serpa, Fagundes, Sítio Guarda e Cajueiro do Ministro, de 9h às 16h.

O cadastro e o agendamento são realizados por meio da plataforma Saúde Digital do Governo do Estado, através do site: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br.

Confira no link abaixo as listas com os nomes agendados:

#Vacinação 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACESSE A LISTA COM O NOME DOS AQUIRAZENSES AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE SEGUNDA-FEIRA (21) Serão vacinados as pessoas do público geral com faixa etária de 59 a 45 anos, na Escola Ernesto Gurgel
#Vacinação 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ CONTARÁ COM CINCO PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA TERÇA-FEIRA (22) O agendamento na plataforma Saúde Digital inicia hoje (21), a partir das 14h
#Vacinação 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE SÁBADO (19) E DOMINGO (20) ESTÁ DISPONÍVEL Aquiraz imuniza no fim de semana sua população de 30 a 59 anos
#Vacinação 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ REALIZA REPESCAGEM DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Agendamento na plataforma Saúde Digital do Governo do Estado já está liberado
#Vacinação 14/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACESSE A LISTA COM O NOME DOS AQUIRAZENSES AGENDADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTE TERÇA-FEIRA (15) Local será o Colégio Ernesto Gurgel Valente, de 8h às 16h
#Vacinação 14/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ PROMOVE “ARRAIÁ DA SAÚDE” PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Serão imunizados pessoas de 59 a 30 anos, além de profissionais da saúde e educação
#Vacinação 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 DO PÚBLICO GERAL NESTA QUINTA-FEIRA (10) De forma descentralizada, serão imunizadas, nesta primeira etapa, as pessoas com idade entre 59 e 45 anos
#Vacinação 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ INICIA NA PRÓXIMA SEMANA A VACINAÇÃO DOMICILIAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE
#Vacinação 08/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ AVANÇA PARA A 3ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NESTA QUARTA-FEIRA (9)

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, nesta quarta-feira (9) a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Serão imunizados, nesta etapa, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Quem pertence às duas fases anteriores da Campanha e ainda não se vacinou contra a gripe também pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

No ato da vacinação, serão exigidos documentos que comprovem a inserção das pessoas no grupo prioritário da 3ª etapa da imunização contra a gripe. Aos trabalhadores de segurança, de salvamento e das Forças Armadas, será solicitado documento que comprove sua vinculação ativa com o serviço.

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, deverão apresentar um documento oficial com foto, exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Para as pessoas com deficiência permanente, será considerado, no ato da vacinação, a deficiência autodeclarada.

ATENÇÃO: A vacina contra a COVID-19 e a vacina contra a GRIPE deve ser respeitado o intervalo de 14 dias.

#LutaAntimanicomial 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL Objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a temática
#Vacinação 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ AVANÇA PARA 3ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Aquiraz iniciou, nesta segunda-feira (10), a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, que inclui pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO

Para ter acesso ao agendamento na terceira fase, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

ORGANIZAÇÃO POR ETAPAS

A nova fase será dividida em duas etapas.

Na FASE 3-A, serão convocados para a vacinação:

- Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, conforme ordem de prioridade:

Cardiopatia;

Diabetes Mellitus;

Obesidade IMC>40;

Doença Cerebrovasculares;

Pneumopatias crônicas graves;

Doença Renal Crônica não dialítica;

Imunodeficiência, seguindo as faixas etárias: 1ª (59 a 55 anos); 2ª (54 a 50 anos); 3ª (49 a 45 anos); 4ª (44 a 40 anos); 5ª (39 a 30 anos) e 6º (29 a 18 anos).

- Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos;

- Pessoas com Síndrome de Down que possuem entre 18 e 59 anos;

- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos;

- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na FASE 3-B, serão convocados:

- Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, entre 18 e 59 anos;

- Pessoas com comorbidades entre 18 e 54 anos, pessoas com Deficiência Permanente não cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas ostomia respiratória.

Vale ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a SUSPENSÃO IMEDIATA do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz PARA MULHERES GESTANTES.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Durante a terceira fase, os agendados para receber a primeira dose do imunobiológico terão que apresentar, no ato de sua convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço.

Comorbidades e deficiência permanente - aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.

Gestantes e puérperas - no caso das gestantes é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto) será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

A Prefeitura de Aquiraz disponibiliza modelo de declaração padrão e atestado médico como sugestão para comprovação de comorbidades.

Para mais informações, acesse no link abaixo a Resolução Nº49/2021 - Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE).

#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROGRAMA CIRURGIAS NOS BAIRROS PARA O MÊS DE MAIO Programa oferta aos aquirazenses cirurgias de baixa complexidade pertinho de sua casa
#Vacinação 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A ação acontece de 12 de abril até 9 de julho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários
#Vacinação 05/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ REALIZA FORÇA-TAREFA PARA ACELERAR VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A força-tarefa promovida pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou as ações no enfrentamento à Covid-19, no último sábado (2), na Escola Ernesto Gurgel Valente.

As equipes de Saúde trabalharam para avançar na imunização dos grupos prioritários, conforme estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o Plano Municipal de Vacinação. Ao todo, foram aplicadas 716 doses do imunizante CoronaVac. Sendo 565 doses aplicadas em pessoas com idade de 65 a 69 anos e 151 doses, em pessoas de 70 a 74 anos.

"Promovemos essa força-tarefa para acelerar a vacinação dos idosos, diante a situação que estamos passando. Espero que, em breve, possamos imunizar todas as pessoas com mais de 60 anos e o município de Aquiraz possa estar livre do coronavírus.",disse o prefeito Bruno Gonçalves.

MAIS DOSES

O município de Aquiraz aguarda remessa de novo lote de vacina nesta segunda-feira, 5 de abril. Com isso, daremos continuidade ao processo de vacinação dos demais grupos e, tão logo, a nossa população.

Mas é importante lembrar que mesmo vacinados, a população precisa continuar com os cuidados: usar máscara corretamente, manter o distanciamento social, higienizar sempre as mãos e, se puder, ficar em casa.

#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ DISPONIBILIZA WHATSAPP PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE A COVID-19 Os questionamentos da população serão respondidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h
#Saúde 17/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ ADQUIRE NOVOS CILINDROS DE OXIGÊNIO E DOBRA O NÚMERO DE EQUIPAMENTOS

A saúde do município segue ampliando as ações de enfrentamento à Covid-19. A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de adquirir novos cilindros de oxigênio.

Agora, com o dobro de cilindros disponíveis, o objetivo é não haver um desabastecimento do insumo, bem como atender com mais tranquilidade tanto os pacientes com doenças respiratórias crônicas, quanto os possíveis casos confirmados de Covid-19, que poderão necessitar de aporte de oxigênio.

"Com a incidência da pandemia, que ataca justamente o sistema respiratório, imediatamente definimos por essa compra, para poder atender com segurança os casos de Covid-19 no município. Quero garantir para a população de Aquiraz, que não vamos medir esforços para assistir aos pacientes que necessitem do auxílio dos cilindros de oxigênio para respirar.", afirma o prefeito Bruno Gonçalves.

#Saúde 11/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 É ENTREGUE PARA POPULAÇÃO DE AQUIRAZ

Com a responsabilidade e o cuidado que o momento exige, a Prefeitura de Aquiraz segue agindo no combate à pandemia. Diante disso, foi entregue aos aquirazenses o Núcleo de Enfrentamento à Covid-19.

O equipamento, situado na Rua Virgílio Coelho, nº 1082, em frente ao CEO, irá centralizar todas as ações contra o coronavírus, desde o monitoramento de casos no município até o controle da vacinação e da medicação, bem como a coleta do Swab.

"Seguimos trabalhando, incansavelmente, para reduzir a disseminação do coronavírus em Aquiraz. O equipamento irá centralizar e monitorar todas as informações que diz respeito a pandemia no município. Além disso, iremos oferecer condições adequadas para a realização da coleta do Swab que, agora, ocorrerá com mais rapidez, tranquilidade e segurança, e com a ampliação dessa testagem em vários pontos da cidade", disse o prefeito Bruno Gonçalves.

Para oferecer melhores condições de atendimento à população, houve a descentralização dos pontos de testagem que, agora, além do Núcleo de Enfrentamento acontecerá, também, nos postos das localidades de Jacundá, Baixa Grande, Croatá, Sítio Guarda, Patacas e Tapera.

O horário de funcionamento no Núcleo de Enfrentamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento ocorre de segunda a quinta, de 8h às 12h, e nas sextas-feiras, de 8h às 10h.

#DecretoMunicipal 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ ADOTA MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19 Diante da atual situação, foram estabelecidas novas regras que entram em vigor entre os dias 8 a 14 de março
#Saúde 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ INICIA AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA DO HOSPITAL DE CAMPANHA A ampliação da unidade tem previsão para ficar pronta e em pleno funcionamento em breve
#Saúde 22/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA CARDIOLOGISTA NOS BAIRROS É LANÇADO NAS UBS DE AQUIRAZ O programa tem o intuito de levar o médico especialista mais perto da população
#DecretoMunicipal 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DECRETO MUNICIPAL ESTABELECE IGREJAS E TEMPLOS RELIGIOSOS COMO ATIVIDADE ESSENCIAL EM AQUIRAZ

A Prefeitura Municipal de Aquiraz assinou, nesta sexta-feira (19), o Decreto Nº 021/2021 que estabelece as igrejas e templos religiosos, de qualquer qualquer natureza, como atividade essencial no período de emergência e calamidade pública no município.

No atual cenário de pandemia da Covid-19, que assola o mundo, as igrejas e templos vêm desempenhado um papel fundamental como o apoio espiritual às pessoas, assim como promovendo significativas ações para ajudar aos mais necessitados.

"As igrejas têm contribuído de diversas maneiras, desde a mediação de conflitos familiares, a diminuição dos transtornos psicológicos, bem como na doação de alimentos e utensílios, mas, principalmente, no apoio espiritual. Neste momento, tenho plena convicção que devemos nos apegar, cada vez mais, a nossa fé. O aquirazense pode ir à igreja, mas que fique atento às recomendações sanitárias.", afirma o prefeito Bruno Gonçalves.

É importante lembrar que deve ser exigido que todas as pessoas, frequentadores, voluntários, membros e funcionários, ao adentrarem ao templo ou igreja, estejam utilizando máscara, mantenham o distanciamento social e higienizem as mãos com água e sabão ou álcool gel.

Confira abaixo o Decreto Nº 021/2021.

#DecretoMunicipal 18/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ DIVULGA DECRETO COM NOVAS MEDIDAS PARA MINIMIZAR PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS Fique atento às novas orientações que passam a valer, de 18 a 28 de fevereiro
#Saúde 16/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ LANÇA PROGRAMA CIRURGIA NOS BAIRROS As Unidades Básica de Saúde do município estarão com suporte para realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade
#DecretoMunicipal 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ PUBLICA DECRETO COM DETERMINAÇÕES PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES DURANTE PERÍODO DE CARNAVAL Entre 12 a 17 de fevereiro, ações de fiscalização serão intensificadas no município
#Vacina 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AQUIRAZ RECEBE AS PRIMEIRAS DOSES DA CORONAVAC E INICIA VACINAÇÃO

Foram meses de espera, mas a tão esperada vacina chegou em Aquiraz. A Prefeitura Municipal recebeu, na tarde desta terça-feira, 19, as doses da vacina Coronavac e iniciou a imunização contra o novo coronavírus, no auditório do paço municipal.

Em uma cerimônia simbólica, que contou com a presença do prefeito Bruno Gonçalves, o secretário de Saúde, David Faustino, e a secretária do Trabalho e Assistência Social, a primeira-dama, Carla Ibiapina, marcou o início das primeiras doses. O primeiro a receber a vacina foi o líder indígena do grupo Jenipapo-Kanindé, Heraldo Alves. Logo após, foi a vez da enfermeira concursada, Eliane Rodrigues Xavier.

"Hoje, renovamos a nossa esperança. Estamos muito felizes em receber as primeiras doses da vacina. Agradeço ao Governo do Estado a proatividade por nos entregar rapidamente essas doses para imunizar os aquirazenses.", ressalta o prefeito.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, nesta primeira fase iremos imunizar os principais grupos de risco e profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente.

Aquiraz está pronto e fazendo a sua parte nesse momento histórico para todo o nosso país.

#Vacina 08/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE AQUIRAZ IMPLANTA COMISSÃO ESPECIAL PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A Prefeitura Municipal de Aquiraz implantou, nesta sexta-feira, 8, a Comissão Especial para a vacinação contra o novo coronavírus no município.

O grupo de profissionais apresentado pelo prefeito é composto pelo vice-prefeito, Agenor Mota; secretário de Saúde, David Faustino; a secretária do Trabalho e Assistência Social, Carla Ibiapina; o procurador Geral do Município, Gustavo Façanha; a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Gislene Falcão; e o coordenadora de Atenção Básica e Gestão do PSF, Eliane Falcão. A comissão será destinada a acompanhar, fiscalizar e executar as ações do plano de vacinação contra o coronavírus, de forma mais adequada para trazer segurança à população local.

"Estamos comprometido em garantir todas as condições de vacinação para a população aquirazense. Seremos um dos primeiros municípios do Estado do Ceará a está preparado para imunizar as pessoas contra a Covid-19.", disse o gestor.

A ideia é que a cidade de Aquiraz esteja com toda estrutura operacional preparada para receber as doses da vacina quando já estiverem disponíveis para a imunização.

#Aquiraz 03/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro.
#Aquiraz 14/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.
www.aquiraz.ce.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 15:37:40