NOTÍCIAS

11-SET-2025

TRATAMENTO HUMANIZADO: AQUIRAZ REFORÇA SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR

Implantado em 2020, programa atende pacientes com dificuldades de locomoção, em condições clínicas ou em cuidados paliativos. Ideia é oferecer conforto, acolhimento e dignidade

Por Nayane Janja 11/09/2025 #atendimentodomiciliarsad

Dr. Andtré Cavalcante em atendimento domiciliar na localidade de Lagoa de Cima. Foto/Reprodução: Daniel Filho

Vamos falar a verdade? Ninguém gosta de ir ao hospital e, muito menos ainda, ficar internado. Se, para a maioria das pessoas, essa ida ao médico é estressante, imagine então para idosos, pessoas debilitadas, com dificuldades de locomoção, em condições clínicas que exigem atenção contínua ou em cuidados paliativos.

Pensando nesses pacientes e em seus familiares, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) reforça que a rede municipal oferta o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) desde agosto de 2020. Trata-se de um programa que leva equipes multiprofissionais diretamente às casas de usuários muito debilitados, garantindo assim um atendimento humanizado e eficaz.

O objetivo, de acordo com Aila Girão, coordenadora do SAD, é aliviar o sofrimento, promover o bem-estar, a dignidade e a qualidade de vida desses pacientes. Segundo ela, além do controle dos sintomas físicos, o programa envolve o alívio emocional e o respeito à vida, por isso é um serviço fundamental, especialmente, para pacientes com doenças graves que precisam de cuidados até os momentos finais.

"O SAD é um serviço essencial também para pacientes em cuidados paliativos, pois permite que eles permaneçam em um ambiente familiar, cercado pelo carinho da família, ao mesmo tempo em que recebem toda a assistência necessária para um cuidado digno e respeitoso, levando cuidado hospitalar para dentro do lar", destaca Aila.

O Secretário da SMS, David Faustino, explica que além de desafogar os hospitais e reduzir complicações clínicas, principalmente, para pacientes com baixa imunidade, o atendimento domiciliar promove uma abordagem mais próxima e acolhedora. Para ele, esta é uma importante estratégia da gestão municipal para fortalecer a Atenção Básica e humanizar o cuidado em saúde.

"O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) leva cuidado e qualidade de vida aos pacientes em casa, evitando internações prolongadas e fortalecendo vínculos familiares. O atendimento humanizado mostra o compromisso da gestão em cuidar das pessoas com respeito e proximidade.", avalia o secretário David.

O SAD é direcionado a pacientes com condições crônicas agudizadas, pós-cirúrgicos, idosos, em cuidados paliativos, ou com incapacidade funcional. Para ter acesso ao serviço, basta solicitar em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em UPAS e Hospitais por meio de laudo médico. Após análise, o usuário passa a ser acompanhado em casa por profissionais especializados.

A equipe do SAD é composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, estomaterapeuta, nutricionista, assistente social, dentista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Eles atuam de forma conjunta, atendendo às necessidades específicas de cada paciente, promovendo alívio de sintomas, suporte emocional, acompanhamento nutricional e reabilitação funcional, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida.

*Texto de Daniel Filho ASCOM/Saúde

*Edição e Revisão: Nayane Janja ASCOM

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024