Ações de limpeza, conscientização e mobilização social de combate ao Aedes aegypti acontecem em todo o Ceará. Período chuvoso aumenta a necessidade de engajamento da população.

Nota Oficial
No próximo sábado (29), Aquiraz vai sediar o Dia D Estadual de Combate às Arboviroses. O encontro, que vai acontecer às 8 horas no auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa, é uma parceria entre a Prefeitura de Aquiraz e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e marca o encerramento da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti.
A iniciativa visa sensibilizar a população, fortalecer a atuação das equipes municipais e reforçar estratégias que ajudam a interromper o ciclo de transmissão do mosquito, especialmente, às vésperas do período chuvoso, quando há maior risco de proliferação. Além disso, o retorno da circulação do sorotipo DENV-3 no Ceará após 10 anos aumenta a necessidade de ações educativas e engajamento da população.
Na programação, uma série de ações de conscientização voltadas para jovens e adultos como jogos e dinâmicas de prevenção, orientações sobre cuidados domiciliares, sintomas e quando procurar atendimento; mobilização das equipes de vigilância, atenção primária e demais profissionais de saúde; e vai contar ainda com a presença do Mosquitão, personagem educativo que interage com a comunidade.
AÇÕES MUNICIPAIS
Neste ano de 2025, o município de Aquiraz atingiu índice LIRAa de 0,2. Isso significa, dentro da tabela de classificação de riscos do Ministério da Saúde, que o Aquiraz teve um resultado satisfatório no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Para chegar a este resultado, a Secretaria Municipal de Saúde de Aquiraz realizou 99 mil visitas domiciliares e mais de mil vistorias em Pontos Estratégicos, demonstrando forte atuação preventiva e de controle vetorial.
LIRAa
O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, LIRAa, é uma ferramenta do Ministério da Saúde para mapear a presença do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
O índice é calculado a partir de uma pesquisa por amostragem, onde o percentual de imóveis com focos do mosquito é o principal indicador.
O resultado permite o mapeamento da infestação, indicando onde o mosquito está mais presente, quais os tipos de depósitos mais comuns e quais locais precisam de ações de controle e combate de forma mais eficiente.
CLASSIFICAÇÃO DO RISCO
Satisfatório: Índice abaixo de 1%
Alerta: Índice entre 1% e 3,9%
Risco Intenso: Índice acima de 3,9%
*Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Aquiraz e do Ministério da Saúde.