NOTÍCIAS

25-MAI-2021

Secretaria de Cultura de Aquiraz se reúne com Iphan para discutir sobre o restauro do Mercado da Carne

#CULTURA POR LÍVIA LOBO 25 DE MAIO DE 2021 940

Trabalhando para fortalecer parcerias em torno de projetos estratégicos para o desenvolvimento cultural de Aquiraz, o Secretário da Cultura, José Eloy e a Assessora de Políticas Culturais, Nilde Ferreira, participaram de reunião com o Superintendente do Iphan - CE, Otacílio Macedo, para tratar sobre melhorias emergenciais para o Mercado da Carne de Aquiraz, bem do nosso patrimônio histórico, tombado por essa Instituição Federal.

De acordo com o secretário de cultura, o diálogo foi para "viabilizar ações de restauro do Mercado, visto que o equipamento é uma importante edificação localizada no centro histórico da primeira capital do Ceará e, sua preservação é manter a nossa identidade viva"

A reunião foi realizada ontem (24) , na sede do Iphan-Ce.

Mais:

Construído no século XIX, outrora centro comercial da cidade, o Mercado da Carne impressiona o visitante pela particular técnica de construção, a qual prima pelo o uso da carnaúba e do tijolo adobe. Sua parte central, conhecida como epicentro, era o local de comercialização da carne. A harmonia geométrica da armação do telhado deixa transparecer o caráter arrojado do estilo, suscitando o interesse dos mais conceituados arquitetos e engenheiros.

Os antigos pontos comerciais, situados na parte externa, foram durante décadas, o coração do comércio da cidade, fato que perdurou até o tombamento do prédio em 1988.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito