Ideia é atualizar e aprimorar o conhecimento dos trabalhadores do SUAS a fim de ofertar serviços de mais qualidade à população em situação de vulnerabilidade e risco social
Trabalhadores do SUAS passam por capacitação na Casa do Saber
A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), iniciou hoje (14) mais uma etapa da educação permanente, normatizada pela Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP/SUAS). O objetivo é aprimorar a gestão do SUAS e a qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais através da educação continuada dos trabalhadores, gestores e conselheiros.
O momento atende aos princípios da interdisciplinaridade, descentralização e participação coletiva, buscando integrar a teoria e prática a partir da atualização constante dos conhecimentos e das habilidades profissionais.
A programação, que segue até amanhã (15) na Casa do Saber, iniciou com a Formação dos Profissionais de Nível Médio, Orientadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto aos seus técnicos de referência que atuam diretamente na execução dos serviços para os grupos em funcionamento em todos os territórios referenciados pelos CRAS.
A escolha de começar por esses profissionais, de acordo com a Secretária da STAS, Ana Vládia Meireles Ibiapina, se deve, justamente, pelo período fora das atividades escolares. Para ela, este é um momento de grande sensibilidade e cuidado. "As atividades iniciaram junto aos orientadores sociais, por se tratar de período de férias onde o município, através desta Secretaria, oferta serviços exclusivos para o período em destaque. Período em que as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis diante das férias escolares, sendo fundamental o trabalho voltado para o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários."
As formações estão sendo administradas pelas Assistentes Sociais, com vínculos efetivos, Mestres em Políticas Públicas, Alba Elisa David de Lima, atualmente Secretária Executiva de Assistência Social, Sabrina Maia Marques, Diretora da Proteção Social Básica, e Rochelly Euzebio, Coordenadora do CRAS Prainha.