Aquiraz iniciou, nesta segunda-feira (10), a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, que inclui pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência permanente.
AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO
Para ter acesso ao agendamento na terceira fase, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
ORGANIZAÇÃO POR ETAPAS
A nova fase será dividida em duas etapas.
Na FASE 3-A, serão convocados para a vacinação:
- Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, conforme ordem de prioridade:
Cardiopatia;
Diabetes Mellitus;
Obesidade IMC>40;
Doença Cerebrovasculares;
Pneumopatias crônicas graves;
Doença Renal Crônica não dialítica;
Imunodeficiência, seguindo as faixas etárias: 1ª (59 a 55 anos); 2ª (54 a 50 anos); 3ª (49 a 45 anos); 4ª (44 a 40 anos); 5ª (39 a 30 anos) e 6º (29 a 18 anos).
- Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com Síndrome de Down que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na FASE 3-B, serão convocados:
- Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com comorbidades entre 18 e 54 anos, pessoas com Deficiência Permanente não cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas ostomia respiratória.
Vale ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a SUSPENSÃO IMEDIATA do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz PARA MULHERES GESTANTES.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Durante a terceira fase, os agendados para receber a primeira dose do imunobiológico terão que apresentar, no ato de sua convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço.
Comorbidades e deficiência permanente - aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.
Gestantes e puérperas - no caso das gestantes é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto) será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.
A Prefeitura de Aquiraz disponibiliza modelo de declaração padrão e atestado médico como sugestão para comprovação de comorbidades.
Para mais informações, acesse no link abaixo a Resolução Nº49/2021 - Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE).