NOTÍCIAS

04-JUN-2024

LAÇO MATERNO DISTRIBUI KIT MATERNIDADE ÀS GESTANTES INSCRITAS NO CRAS

A Ideia do Programa é amparar e prestar assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade social

#AssistênciaSocial POR NAYANE JANJA 04 DE JUNHO DE 2024

É durante a gravidez que a mulher se torna mais sensível e emocionalmente fragilizada e esse quadro é ainda mais delicado em gestantes em situação de vulnerabilidade social, de pobreza ou extrema pobreza. Além dos conflitos com a sobrecarga e a descontinuidade de determinadas tarefas que afetam a sua saúde física e mental, elas ainda precisam lidar com as dificuldades financeiras que aumentam com a chegada de um novo membro à família.

Pensando nessas futuras mamães, o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, do Camará, através do Programa Laço Materno, e em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Aquiraz, entregou hoje (04/06) 14 kits Maternidade para gestantes que estão na fase final da gravidez. Cada kit é composto de 19 itens essenciais para chegada do bebê, como saída maternidade, cueiro, fraldas descartáveis, fraldas de tecido, meias, bodies e mijões, entre outros. As gestantes também receberam produtos de higiene pessoal necessários durante a internação e o pós-parto como toalha, shampoo, condicionador, escova dental e absorventes.

A ideia é garantir que essas gestantes tenham um parto mais tranquilo, amenizando a preocupação financeira de ter que organizar o enxoval do bebê. De acordo com a Coordenadora do CRAS Camará, Tainara Raquel de Castro, a ação visa ainda garantir que essas gestantes tenham acesso a um direito básico: "A entrega desses kits é de extrema importância por causa da vulnerabilidade social dessas gestantes. São mulheres que, realmente, não têm condição de comprar o seu próprio enxoval, então queremos garantir o direito básico para cada uma delas. Queremos garantir que elas tenham um parto seguro, que tenham o que vestir no bebê e que sejam bem cuidadas".

Jaqueline Paulino da Silva, grávida de 24 semanas, moradora do distrito de Telha, no Camará, é uma das gestantes beneficiadas pela ação. Segundo ela, o kit é muito importante e vai fazer a diferença: "Vai ajudar bastante. Eu estou sem trabalhar, só meu marido trabalha, mas sem carteira assinada. A gente paga aluguel e esse kit vai me ajudar muito mesmo. Veio na hora certa. Estou muito feliz!", comemora a futura mamãe.

Para Naiane da Silva Rodrigues, grávida de 36 semanas, a ação não é novidade. Ela conta que é a segunda vez que recebe o kit Maternidade: "Quando eu engravidei a primeira vez, eu não tinha condições de comprar fraldas, roupinhas... então eu recebi o kit do CRAS. Já era muito bom, mas agora veio ainda mais recheado", sorri a mãezinha.

A entrega dos kits aconteceu no Hospital Geral Manoel Assunção Pires, HGMAP, com a presença de 11 gestantes. Na ocasião, a enfermeira da Maternidade, Tânia Macedo, fez uma breve apresentação sobre as salas de maternidade, orientou sobre os procedimentos antes e após o parto, o aleitamento materno, a assistência junto a família e os cuidados da equipe com a mamãe e o bebê. "O objetivo é garantir que essas mães se sintam seguras, e em caso de qualquer dúvida, dor ou qualquer receio que elas venham a sentir durante a gestação que elas possam recorrer à maternidade na certeza de que elas vão ter todo o apoio, toda assistência e toda a orientação necessária para que elas se sintam amparadas pela equipe".

Além disso, Tânia também destacou que o HGMAP conta com uma equipe preparada para estimular o aleitamento materno e fortalecer o vínculo entre mamãe e bebê. "A gente tem muito esse cuidado do contato pele a pele assim que o bebê nasce. A mamãe fica com o seu bebê no colo pelo tempo que ela quiser e se sentir confortável. Enquanto isso, a gente vai orientando e informando a mamãe sobre todos os cuidados que a gente vai fazer com o bebê dela".

A Supervisora do programa Criança Feliz da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Anaila Ezequiel, ressalta que a gestante não é obrigada a participar do Programa Laço Materno para receber o Kit materno. "A gente convida a gestante inscrita no CRAS, explica como funciona e os benefícios, mas ela escolhe se quer participar ou não. Isso não significa que ela não poderá receber o kit. Caso ela necessite de qualquer assistência, inclusive material, basta procurar o CRAS da sua região".

O PROGRAMA LAÇO MATERNO

Incorporado ao CRAS desde agosto de 2023, o Programa Laço Materno tem o objetivo de orientar e prestar assistência a todas as gestantes inscritas no Cadastro único, através de reuniões mensais entre profissionais de Saúde e gestantes.

A Supervisora do Programa Criança Feliz da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Anaila Ezequiel, explica que as pautas das reuniões são sugeridas pelas próprias gestantes: "A gente faz um planejamento e levanta os temas mais relevantes como, por exemplo, a importância do pré-natal, de uma alimentação saudável e os cuidados da gestante com aquela vida que está dentro dela; mas, no final, são elas que escolhem sobre o que falar. Muitas vezes, abordamos temas que nem estavam no planejamento porque sentimos que a necessidade das gestantes era outra.

Anaila destaca ainda que a assistência não termina com o parto. "A gente acompanha a criança desde a gestação até os 10 anos de idade, através do Programa Criança Feliz. Se essa criança for deficiente, a gente acompanha quinzenalmente através de visitas à casa. "

COMO PARTICIPAR

Podem participar do Programa Laço Materno todas as gestantes que moram no município do Aquiraz e que estão inscritas no Cadastro Único.

Para mais informações, entre em contato com o CRAS da sua região:

CRAS Sede: (85) 4062-8090 Ramal 9019

CRAS Indígena: (85) 4062-8090 Ramal 9020

CRAS Prainha: (85) 4062-8090 Ramal 9018

CRAS Camará: (85) 4062-8090 Ramal 9017

CRAS Serpa: (85) 99148-4730

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#BenefícioSocial Há 2 dia(s)

STAS REALIZA A ENTREGA DO 3° LOTE DO VALE-GÁS SOCIAL

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), [...]

#Cadastro Há 5 dia(s)

CADASTRO ÚNICO REALIZA REVISÃO CADASTRAL PARA MORADORES DA TAPERA

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), por meio do Cadastro Único, realiz [...]

#Cadastro Há 10 dia(s)

CADASTRO ÚNICO REALIZA REVISÃO CADASTRAL PARA MORADORES DO TANQUES E PREAOCA

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), por meio do Cadastro Único, realiz [...]

#EditalLeiAldirBlanc Há 11 dia(s)

SECULT REALIZA OFICINA DE INOVAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS PNAB 2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, realizará na próxima quarta [...]

#Cadastro Há 12 dia(s)

CADASTRO ÚNICO REALIZA REVISÃO CADASTRAL PARA MORADORES DO IGUAPE

A Secretaria do Trabalho e Assistência (STAS), através do Cadastro Único, realizará, na [...]

#Seleção Há 15 dia(s)

SME PUBLICA PORTARIA DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO EDITAL 16/2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, convoca os candidatos aprov [...]

#Seleção Há 15 dia(s)

SME DIVULGA HOMOLOGAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO DO EDITAL 16/2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), divulga, ne [...]

#Seleção Há 15 dia(s)

SME DIVULGA RESULTADO FINAL DA CHAMADA PÚBLICA BOLSISTAS ALFABETIZADORES PBA EDITAL 16/2024

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), divulga, ne [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito