NOTÍCIAS

13-JUN-2024

AQUIRAZ ANUNCIA REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

Pacto social entre munícipes e gestores se renova a cada 10 anos e é uma ferramenta indispensável para construção de um futuro sustentável, inclusivo e justo

#Aquiraz POR NAYANE JANJA 13 DE JUNHO DE 2024

Viviane Maia, Arquiteta e Coordenadora da Revisão do PDP

Você tem alguma ideia que pode ajudar a melhorar a vida das pessoas do seu bairro? E se você soubesse que essa sua ideia pode se tornar um projeto de Lei que vai transformar toda a sua comunidade? O que você mudaria? Quais pontos você melhoraria? Qual seria a sua ideia para construir um futuro melhor para você e para as futuras gerações do seu bairro ou da sua cidade?

Para descobrir de pertinho as necessidades de cada região e planejar o futuro da nossa cidade, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, SEMAD, anunciou nesta quinta-feira (13) a revisão do Plano Diretor Participativo (PDP). Trata-se de um pacto social, entre munícipes e gestores, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas e tornar a cidade mais inclusiva, justa e ambientalmente equilibrada.

Tudo isso só é possível através da participação da população. De acordo com o Secretário do SEMAD, Humberto Bruno, as demandas serão definidas conforme as necessidades dos próprios cidadãos. "Eles vão pontuar e, dentro do contexto, a gente vai avaliar o que é melhor e vai projetar isso para o futuro. O Plano Diretor tem aspectos técnicos, mas tem também o aspecto social e é exatamente essa interação que vai trazer a importância do Plano Diretor para aquela localidade porque só quem sabe as dificuldades enfrentadas ali são os moradores. As vezes, a gente faz uma análise técnica, projeta uma rua, por exemplo, mas acaba não atendendo a real necessidade dos moradores; já com a participação da população, a gente consegue entender as suas necessidades e procura encontrar uma solução. De repente, o próprio morador pode dar uma solução bem mais viável do que a que gente pensou; por isso é importante a participação de todos os aquirazenses".

O Plano Diretor Participativo acontece a cada 10 anos. Ou seja, já existe um PDP em vigor no Aquiraz, definido a uma década atrás, portanto, desatualizado. Humberto Bruno explica que a revisão do Plano é importante porque a demanda e as necessidades da população mudaram com o tempo. De acordo com ele, é preciso se adiantar aos possíveis problemas futuros. "A gente tem que se preocupar com a questão da mobilidade urbana. O Aquiraz hoje está em crescimento e em desenvolvimento, então a gente já tem que projetar como será o futuro para evitar o engarrafamento, o gargalo.. a gente precisa trazer a mobilidade urbana já pensando nas dificuldades que o futuro pode trazer. O crescimento sem planejamento pode trazer um desenvolvimento desordenado. Então a gente vai fazer um cronograma de desenvolvimento ordenado. Com relação a sustentabilidade, a gente está muito preocupado. O desenvolvimento vem, causa impactos mas a gente precisa pensar de maneira com que o meio ambiente não seja afetado. Então essa revisão é também para prevenir essas questões climáticas e da problemática urbana com relação a drenagem, tudo que envolve impactos reais ao desenvolvimento."

Viviane Maia, Arquiteta e Coordenadora da Revisão do PDP, explica que vai ser feita uma análise técnica em cima de cada sugestão do morador, através de uma equipe multiprofissional formada por arquitetos, engenheiros, assistentes sociais, advogados, geógrafos e especialistas ambientais. Essas pessoas ficarão responsáveis por dar todo suporte técnico a Prefeitura. "A gente vai escutar a problemática do cidadão e analisar. Por exemplo, digamos que a rua em que ele mora alaga. A gente vai procurar entender o motivo daquela rua alagar. Falta drenagem ou ali é uma área de inundação, uma área que natureza já tem uma pré disposição para acumular água em certos períodos do ano? Então a gente vai buscar respostas e propor soluções. […] É isso que vai estar dentro do Plano Diretor."

João Luiz é artesão, professor de capoeira e morador do Iguape. Com o PDP, ele espera conseguir mais incentivos para o seu bairro. "Queria que o turista visitasse mais as praias da minha região para dar oportunidade para os artesãos. Eu uso a minha arte para ensinar as crianças, através de parcerias com as escolas, mas falta incentivos. A criança anda comigo na rua e o que ela achar de interessante, a gente transforma em artesanato. É bom para comunidade e para o Meio Ambiente porque a gente acaba limpando as ruas e praias. Outra coisa que eu sonho muito é com um Centro cultural para os jovens do Iguape."

Iago Costa, indígena da aldeia Jenipapo-Kanindé, ressalta que os avanços urbanos são importantes e inevitáveis, mas é preciso respeitar a natureza. "Para quem não sabe, a nossa aldeia é a única terra Indígena do ceará que tem turismo comunitário, um turismo diferenciado, sustentável. Então, quero dizer, espero que nos próximos dez anos a gente continue com as nossas florestas em pé, que a gente receba os empreendimentos, mas com o cuidado de pensar: ‘olha aquela árvore ali é importante, é ela que vai fazer aquele ventinho correr na minha varanda'. Que a gente tenha esse olhar mais humanizado para natureza, que a gente pense nas gerações futuras[…]"

Iago também espera que o PDP possa incluir a Lei que prevê o Dia da Cultura Indígena no Aquiraz. "Foi criado o Dia Municipal do Indígena Pitaguary no Maracanú. Agora em Aratuba foi aprovada na Câmara a Lei do Dia Municipal da Cultura Indígena de Aratuba, porque lá tem dois povos. Então, que o Aquiraz possa criar uma Lei porque aqui também existe povo indígena. Isso é o reconhecimento de que a cultura dos povos indígenas está viva aqui", destacou.

Raniele Nepomuceno, também indígena da aldeia Jenipapo-Kanindé, levou uma lista com nove sugestões a serem apresentados ao PDP, entre elas, o incentivo ao turismo na aldeia, a criação de turmas de atividade física e a criação de um Núcleo Multiprofissional Especializado em Violência doméstica com atuação na aldeia. Para ela, esse momento é fundamental. "Esse Plano Diretor é importante porque é a oportunidade que a gente precisa dentro da nossa aldeia, da nossa comunidade. É de extrema importância para que a gente consiga trazer mais conquista, mais benefícios para nossa comunidade e mais recursos para nossos jovens e idosos".

O PDP também inclui o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Ou seja, através do PLHIS a equipe técnica da Prefeitura vai analisar todas as áreas possíveis de construção residencial, levando em consideração a segurança, o bem-estar da população e a sustentabilidade. Áreas bem planejadas e organizadas tendem a valorizar os imóveis, beneficiar os proprietários e atrair novos investimentos para o município. Com isso, o Aquiraz poderá receber recursos da CAIXA e garantir que os cidadãos possam ter acesso à moradia digna.

O PDP prevê ainda o estudo e a análise das possíveis áreas viáveis para construções prediais, industriais e condominiais horizontais e verticais a fim de trazer novos empreendimentos, nacionais e internacionais, gerar mais empregos e impulsionar a economia local. A ideia é criar bairros funcionais e autossuficientes para que, no futuro próximo, os cidadãos possam viver em um ambiente saudável, seguro, sustentável e agradável para morar e trabalhar.

Estavam presentes na abertura da revisão do PDP, representantes da Procuradoria do Município, Secretaria de Finanças, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte, membros da Comunidade Indígena da aldeia Jenipapo-Kanindé, Organizações Sociais e moradores em geral.

NOVO DISTRITO INDUSTRIAL TECNOLÓGICO

Além do Plano Diretor Participativo, a SEMAD apresentou o projeto do Novo Distrito Industrial Tecnológico de Aquiraz. Um centro de inovação que combina tecnologia de ponta com indústrias e logística, alinhado às últimas tendências globais. De acordo com o Secretário Humberto Bruno, o objetivo é atrair mais investimentos para a região. "É para trazer mais emprego, mais desenvolvimento econômico para o município, até mesmo para dar suporte a esse crescimento. Como há também um planejamento da questão das mobilidades e da questão do desenvolvimento sustentável, isso vai trazer novos parceiros de hotelaria, de residencial"..

COMO PARTICIPAR DO PDP

Para participar do processo de revisão do PDP de Aquiraz, existem diversas formas. Pode ser através dos encontros presenciais que serão anunciados em todos os canais listados abaixo ou interagindo nas reuniões que serão transmitidas ao vivo. Os cidadãos também podem participar respondendo questionários, enviando propostas, sugestões, comentários e trabalhos ou pesquisas sobre o Aquiraz que possam contribuir com o Plano Diretor.

Para participar, compartilhar e saber mais, acesse:

Site: www.revisaopdpaquiraz.com.br

Facebook: Plano Diretor Participativo - Aquiraz

Instagram: @pdpaquiraz

YouTube: @pdpaquiraz

Vamos juntos construir o futuro da nossa cidade!

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AquirazJunino2024 Há 1 dia(s)

RESULTADO FINAL AQUIRAZ JUNINO 2024

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, torna público o RE [...]

#LeiPauloGustavo Há 5 dia(s)

AGENDA CULTURAL 2º QUINZENA DE JUNHO

Lei Paulo Gustavo - Aquiraz Agenda Cultural 2º quinzena de junho. Confira a programaçã [...]

#Demutran Há 6 dia(s)

CANAL DE ATENDIMENTO PARA OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO

CANAL DE ATENDIMENTO PARA OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO 24 HORAS (SOMENTE LIGAÇÕES)

#ConselhoMunicipal Há 6 dia(s)

COMUNICADO

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informa que, devid [...]

#CasamentoComunitário Há 7 dia(s)

STAS DIVULGA ERRATA Nº03 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA EDIÇÃO 2024 DO CASAMENTO COMUNITÁRIO

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), [...]

#AquiTemCultura Há 9 dia(s)

FESTEJOS DO CO-PADROEIRO SANTO ANTÔNIO DE PÁDOA 2024

Festejos do Co-Padroeiro Santo Antônio de Pádoa. O evento aconteceu do dia 31/05 até di [...]

#AquirazJunino2024 Há 9 dia(s)

AVISO DE ABERTURA DE PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRARRAZÕES REFERENTES A CHAMADA PÚBLICA Nº 09.001/2024 CP

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, torna público o AV [...]

#EmissãodeDocumento Há 9 dia(s)

CASA DO CIDADÃO DIVULGA NOVAS LISTAS DE SOLICITANTES DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN)

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), por meio da Casa do Cidadão, divul [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito