Objetivo é tornar a educação possível para todas as crianças, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades.
Formadores e superintendentes da Secretaria Municipal de Educação
Para vencer os desafios da inclusão escolar, a Secretaria Municipal de Educação realizou hoje (27) o I Workshop com o tema Inclusão Escolar: Realidade, desafios e possibilidades. O principal objetivo é tornar a educação possível para todas as crianças, respeitando suas diferenças, particularidades e trabalhando as suas especificidades.
Edilane Bedê, Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), explica que a ideia é tratar os desiguais dentro da sua desigualdade para garantir o direito básico da igualdade. "A gente tá falando em equidade, que é ver além das diferenças. É a gente ver também as possibilidades, o que a gente pode levar de bom para o aluno que está lá na sala, precisando desenvolver a autonomia, a parte cognitiva, a parte psicomotora.. A gente tem pensado em todas essas questões para que a gente possa, realmente, trabalhar essas habilidades e as potencialidades que cada um traz".
O conceito de inclusão digital está relacionado ao acesso e permanência dessas crianças nas escolas, independentemente da sua condição física, intelectual ou necessidade especial. Para que isso aconteça, psicólogas da rede de Atendimento Especializado (AEE) tiraram dúvidas dos profissionais e demonstraram, através de simulações e apresentações lúdicas, as diferenças entre momentos de crises e de birras e como evitar essas situações no dia a dia.
Na ocasião, os profissionais também aprenderam a desenvolver o Plano Educacional Individualizado (PEI). Trata-se de um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades. O instrumento reúne as necessidades, conhecimentos prévios, potencialidades e habilidades destes estudantes, além de detectar as barreiras que enfrentam para seu bem-estar na escola.
O evento, que durou cerca de oito horas, capacitou formadores e superintendentes para atuação na educação inclusiva. A meta agora é que esses profissionais repliquem o que aprenderam nos grupos de formação e entre os gestores das escolas para que eles orientem seus professores e assim, formar uma cadeia de informações em toda rede Municipal de Educação, fortalecendo o enfrentamento dos desafios da inclusão.