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07-MAR-2025

STAS: CASA DO CIDADÃO REALIZA AGENDAMENTO PARA EMISSÃO DA CIN

Agendamentos serão realizados, presencialmente, na última sexta-feira de todo mês. Primeira via do novo documento será gratuito

Por Nayane Janja 07/03/2025 #cidadao

Nota Oficial

Você certamente já ouviu falar na CIN, a nova Carteira de Identidade Nacional. Criada em 2022, pelo Governo Federal, tem como principal objetivo simplificar o processo de identificação. A partir de agora, o número do RG (Registro Geral) vai ser eliminado e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) vai passar a ser o único número identificador do cidadão. A ideia é evitar confusão, duplicidades e, em alguns casos, fraudes, já que o RG era emitido por cada Estado.

A nova Carteira de Identidade é um documento confiável, seguro, disponibilizada em formato físico ou digital e será válida em todo o território Nacional e em países do Mercosul, substituindo o Passaporte. De acordo com a Diretora da Casa do Cidadão, Íris Martis, o novo documento é obrigatório e todo cidadão brasileiro deverá realizar a substiuição até 2032 sem pagar nada por isso. "A primeira via, no papel moeda, é gratuita para todos. Só será pago se a pessoa quiser o documento impresso naquele cartão tipo cartao de crédito ou se for segunda via, que é quando a pessoa perde o documento e precisa tirar novamente. Se tiver cadastro único é isento da taxa, mas tem que levar uma declaração para justificar", explica.

Segundo Íris Martins, os idosos devem se apressar, pois alguns Bancos já estão cobrando o novo documento. "Todo cidadão, independente da idade, vai ter que trocar, mas os idosos é nossa prioridade por causa dos Bancos. Tem Banco que não vai aceitar o documento anterior e eles (os idosos) só procuram a Casa do Cidadão quando precisam resolver alguma pendência no Banco, como trocar senha do cartão".

Para ajudar o aquirazense que quiser antecipar a emissão da CIN, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Trabalho e AssistênciA Social (STAS) vai disponibilizar vagas. Basta comparecer na Casa do Cidadão, localizada na Rua Virgílio Coelho, das 8 às 12h de toda última sexta-feira de cada mês, para realizar o agendamento. É necessário levar a Certidão de Nascimento ou Casamento e CPF.

Documentos obrigatórios para emissão da CIN:

Solteiro(a):

Certidão de nascimento (original e cópia colorida)

CPF

2 fotos 3x4 recentes

Comprovante de endereço

Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável maior de 18 anos com documento válido de identificação

Casado(a):

Certidão de casamento (original e cópia colorida)

CPF

2 fotos 3x4 recentes

Comprovante de endereço

Divorciado(a) / Viúvo(a):

Certidão de casamento com averbação do estado civil (original e cópia colorida)

CPF

2 fotos 3x4 recentes

Comprovante de endereço

O novo documento tem validade de 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para adolescentes e adultos de 12 a 60 anos e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos.

Caso as vagas não forem preenchidas, a agenda permanecerá aberta até que todas as datas sejam ocupadas. É importante destacar que não é possível realizar o agendamento pelo WhatsApp e Instagram.

 

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