Solenidade reforçou aliança entre Governo Municipal de Aquiraz e estudantes. Evento foi marcado por gratidão e esperança.
Rafael Silveira Sampaio, 19. Foto/Reprodução: Ômega Filmes
Nem mesmo as fortes chuvas apagaram o brilho de esperança de 327 jovens universitários que compareceram a Solenidade do programa Bolsa Garantida, realizada na manhã de hoje (15) pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sesjuv). O imenso auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa logo ficou pequeno para comportar toda a força vibrante desses jovens. No ar, a trilha sonora de uma geração que não tem medo de sonhar ecoou através do talento do musicista, Jean Carlos, da Banda de Música Municipal Virgílio Coelho.
Rafael Silveira Sampaio é um dos universitários do programa Bolsa Garantida que esteve presente na Solenidade. O jovem de 19 anos está no terceiro semestre do curso de Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi um dos primeiros a chegar no evento. Filho mais velho da Dona Maria Josileide, Rafael conta que perdeu o pai com apenas um ano de idade. A mãe, batalhadora, criou e sustentou o universitário e mais dois irmãos trabalhando como diarista. O caminho para os estudos sempre foi cheio de pedras. Morador da Praia do Batoque, o futuro Doutor fala da dificuldade financeira de se deslocar diariamente para a UFC. Para ele, se não fosse o programa Bolsa Garantida, ficaria mais difícil seguir em frente. "Esses R$200,00 pode representar pouco dinheiro para alguns, mas para outros pode representar, simplesmente, tudo! Pode representar a continuidade ou não no Ensino Superior. Para mim, ajuda muito na minha permanência no curso."
Rafael que, assim como centenas de jovens, enfrentou um caminho árduo até a universidade, se sente tranquilo por contar agora com um governo que se importa e incentiva a educação. Segundo ele, eventos como os de hoje (15) podem diminuir a distância até o Ensino Superior. "A manhã foi muito revigorante. Todo esse empenho do Prefeito e dos demais gestores presentes demonstram o empenho do Governo Municipal de estar presente na vida dos universitários. A gente se sente mais acolhido e a expectativa para o futuro é que, tanto para mim quanto para os outros, a caminhada seja sempre mais leve e mais simples, como sempre deveria ser porque o estudo em nosso país não deveria ser algo dificil ou doloroso".
E por falar nisso, o futuro Dr. Rafael já consegue se enxergar ocupando lugares que um dia pareciam muito distantes. "Eu ainda estou no terceiro semestre, mas o curso já abriu portas que eu nunca imaginei, portas de networkings que eu nunca pensei. É cada vez mais nítido a mudança atemporal que este curso vai significar tanto na minha vida pessoal quanto na minha vida profissional e acadêmica . As oportunidades agora estão na minha mão e eu só tenho que aproveitá-las porque eu sei o quanto eu lutei para estar aqui e eu vou agarrar tudo isso e mudar a minha realidade, a realidade da minha familia e das minhas gerações futuras. Eu tambem tenho como propósito mostrar para futuros universitários que mesmo sendo muito dificl estudar, vindo do 'interiorzinho' do Aquiraz (Batoque), mesmo assim é possivel, apesar de dificil".
Histórias como as de Rafael estimulam o Governo Municipal de Aquiraz a lutar mais e mais por uma Educação mais justa e acessível a todas as crianças e jovens. O Secretário Executivo da Sesjuv, Neto Muniz, conta com muito entusiasmo a emoção que sentiu ao ver os jovens oficializarem a sua entrada no programa. "Hoje foi um dia de muita alegria e esforço durante a assinatura dos Termos de Compromisso do Bolsa Garantida Universitária. O evento marcou não apenas um passo importante na continuidade do programa, mas também demonstrou o comprometimento dos nossos jovens com sua formação acadêmica."
Na ocasião, o Prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, destacou a importância do Bolsa Garantida Universitária, detalhou o cronograma de pagamentos e explicou o impacto financeiro do programa para as contas do município. Além disso, o Prefeito anunciou o pagamento retroativo dos meses de janeiro e fevereiro e assumiu o compromisso de empregar os estudantes que, atualmente, estão estagiando na Prefeitura de Aquiraz, ao final do estágio.