Segunda edição do evento reuniu empreendedores, produtores rurais, artesãos, gestores municipais, empresas de crédito e de consultoria e comunidade. Ideia é promover cultura local
Hágar Garcia (esquerda) e Thalis Garcia (direita). Foto/Reprodução: Ômega Filmes
A Praça da Matriz, localizada no centro de Aquiraz, foi palco, na manhã de hoje (20), de uma das maiores feiras agropecuárias da região. Com atrações para todos os públicos, a ExpoAquiraz 2025 reuniu inovações no setor, shows culturais, leilão, cavalgada com bênção e oportunidades de negócios imperdíveis. O evento reafirmou o compromisso da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Recursos Hídricos (Seagro), de promover a agricultura familiar, o turismo e valorizar a cultura local.
Thalis Garcia (47) e a esposa Hágar Garcia (36) vendem doce de leite e iogurte artesanal e ovos produzidos por eles mesmos, inclusive, o leite para a fabricação desses produtos. O 'Sítio Artezanal', como é chamado o pequeno negócio, começou ano passado, na ExpoAquiraz 2024. À época, o casal participou vendendo apenas ovos, mas com o incentivo da Seagro, do Sebrae e dos clientes que conheceram no evento, resolveram investir e expandir o negócio e hoje, o casal que tem dois filhos pequenos, tira todo o seu sustento através dele. "A ExpoAquiraz ajudou a divulgar os produtos da gente. A gente teve alguns clientes que compraram aqui na feira, gostaram, e continuam comprando até hoje e se tornaram clientes fiéis. Com isso, a gente aumentou a produção do iogurte, do doce de leite, e hoje a nossa renda é, exclusivamente, da agricultura."
Thalis explica que foi através da orientação da Seagro de fazer o
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que o negócio passou a ter acesso às feiras e linhas de créditos especiais. Além disso, com a ajuda do Sebrae, presente no evento, eles melhoraram a apresentação dos produtos. "Através da Secretaria (Seagro), a gente conseguiu o apoio do Agroamigo do Banco do Nordeste, foi com isso que a gente conseguiu alavancar a nossa produção, e também do Banco do Brasil, que tem o programa para o agricultor familiar com juros muito baixos que ajudam muito o produtor. Através da Secretaria (Seagro) a gente conseguiu também o apoio do Sebrae que ajudou na parte da rotulagem para que a gente conseguisse alavancar os nossos produtos".O Coordenador da Agricultura Familiar da Seagro, Mardônio Oliveira, explica que a Secretaria trabalha em parceria com várias instituições e, com isso, consegue ajudar os agricultores que desejam se capacitar ou expandir o próprio negócio. "A gente consegue várias capacitações com os parceiros, algumas consultorias com o Sebrae. Ano passado a gente conseguiu um minucurso de trator [...] Muitos desses produtores que estão hoje aqui na feira tem acesso as políticas públicas da Secretaria como o Arado e toda assistência técnica." No entanto, Mardônio lembra que o acesso só é permitido ao agricultor cadastrado no CAF. Segundo ele, esse documento é a porta de entrada para várias políticas públicas como aposentadoria, financiamento, participação nas feiras, nos cursos e garantia da safra.
José Milton (53) e a esposa Ana Paula também sustentam a casa e os seis filhos através da agricultura familiar. Juntos, eles produzem frutas e legumes como, abacate, banana, mamão, manga, macaxeira e batata doce. O casal ainda fabrica rapadura utilizando a própria cana de açúcar que plantam. O pequeno negócio de família se chama 'Engenho Litoral'. Seu José já é agricultor há mais de 20 anos, mas a visibilidade dos seus produtos veio através da ExpoAquiraz. "A gente fica mais conhecido no mercado. O pessoal reconhece o trabalho da gente, as frutas que a gente produz, com isso, as vendas aumentam".
E a ideia da feira é, exatamente, esta. O Secretário da Seagro, Vladir Meireles, explica que, além da visibilidade, o objetivo da ExpoAquiraz é fomentar o empreendedorismo local, gerar renda, incentivar a agricultura familiar e pequenos produtores, criar oportunidades de networking e divulgar as potencialidades turísticas, culturais e econômicas da região. "O intuito é dar visibilidade aos agroprodutores de Aquiraz dando a oportunidade de expor e comercializar os diversos produtos oriundos do cultivo da terra, estreitando laços entre a zona rural e urbana."
A ExpoAquiraz 2025 foi um evento voltado para todos os públicos. Além das frutas e legumes do Seu João e do doce de leite e iogurte do Thalis, teve ainda exposição de joias folheadas, roupas intimas, plantas ornamentais, vasos decorativos, artigos religiosos, laços infantis, brinquedos, e uma gastronomia de dar água na boca: pratinhos de comida regional, bolos no pote, passarinha frita com tapioca, mel de abelha, e muito mais! Por falar nisso, Herbert serafim (44), que já é uma figura bastante conhecida por vender pães artesanais como o de coco, o de carne de sol e o de alho, aproveitou a ExpoAquiraz 2025 para apresentar um grande lançamento: o seu bolo de banana afrodisíaco.
Dono da HS Pães, o pequeno empreendedor trabalha como Designer e produz pães e bolos com a ajuda da esposa, Cleia Carvalho, para completar a renda familiar. "A gente beneficia o povo de Aquiraz com um produto orgânico, caseiro e nessa missão de oferecer o melhor, o povo abraça a causa e nos ajuda também com as nossas vendas".
Para Mardônio, coordenador da agricultura familiar da Seagro, a ExpoAquiraz trouxe mais que visibilidade aos produtores. Segundo ele, a feira retratou uma cidade que está além do que os olhos podem ver. "A gente quer mostrar que o Aquiraz não é só praia. Aqui tem agricultura familiar, principalmente, e tem sertão também". A expectativa, para Mardônio, é que para hoje e os próximos anos, o evento conquiste cada vez mais espaço. "Do primeiro ano para cá já cresceu muito. Neste ano trouxemos o VetMóvel. Os agricultures que não participaram podem se empolgar e querer participar no próximo". De acordo com ele, a ExpoAquiraz gerou cerca de R$ 50 mil na economia local, apenas da agricultura familiar, em uma única manhã.
Estiveram presentes na ExpoAquiraz 2025 empresas de microcrédito e consultorias, como o Sebrae, a equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria do Turismo (Setur), o Prefeito de Aquiraz, Dr. Bruno Gonçalves, vereadores e demais Secretários.