Evento, dedicado à conscientização ambiental e à valorização da natureza, acontece até 4 de abril e conta com programação sustentável e cultural.
Nota Oficial
A partir de hoje (21), a Prefeitura de aquiraz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMAD), vai realizar uma série de atividades relacionadas ao meio ambiente. A ação faz parte da Festa Anual das Árvores 2025, um evento dedicado à conscientização ambiental e à valorização da natureza.
Com o tema "Por um Ceará mais verde e sustentável", o objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no Planeta. Para Larisse Frota, bióloga da SEMAD, essas atividades aproximam a comunidade das problemáticas locais e incentiva o engajamento social. "Ao celebrar a Festa anual das árvores o Município de Aquiraz espera estimular o senso de responsabilidade ambiental, mostrando que cada atitude, por menor que pareça, contribui para a conservação do planeta. Além disso, a educação ambiental fomenta a compreensão sobre questões como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição e gestão de resíduos, permitindo que as pessoas se tornem agentes de transformação."
Na programação, multirões de limpeza de praias, plantio de mudas, identificação de árvores, soltura de tartarugas, oficinas, apresentações de cartografia, trilhas ecológicas e rodas de conversa. A Festa Anual das Árvores vai até 4 de abril, mas, Larisse lembra que as atividades da SEMAD não encerram por aí. "Essas ações vão até o começo de abril, são ações de educação ambiental que vão engajar as escolas, a comunidade, o Poder Público para estimular e sensibilizar a população (sobre a preservação do meio ambiente), mas ao longo do ano temos outras atividades".
A festa Anual das Árvores foi instituída pelo Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 e é coordenada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).
Confira a programação da Festa Anual das Árvores 2025:
21 de março, às 9h na sede da APREMACE
Entrega da Certificação do curso de Formação de Bugueiros sobre Tartarugas Marinhas e entrega do Selo Amigo Profissional Defensor das tartarugas marinhas'.
22 de março à partir das 8h na Praia da Prainha, com concentração próxima à Escolinha AERA.
Multirão de Limpeza da praia em alusão ao Dia da Água
28 de março, de 8h às 11h, no Parque Ecológico Municipal, localizado na Rua Francisco Câmara, na Lot. Mirante do Rio.
Ação no parque Ecológico Municipal com plantio, doação de mudas e identificação das árvores do local.
1 de abril de 8h às 9h, Trilha ecológica Gentio da Terra, Presídio.
Visita à Trilha Ecológica Gentio da Terra com servidores e integrantes do Comitê de Bacias Hidrográficas.
1 de abril de 9h30 às 10h, Porto das Dunas
Soltura assistida de filhotes de tartarugas marinhas
1 de abril de 10h às 12h, Sede da APREMACE
Oficina de mapeamento participativo da Praia do Presídio
1 de abril de 13h às 14h, Sede da APREMACE
Apresentação da Cartografia Ambiental da Praia do Presídio e Iguape
4 de abril às 9h, Residência na Avenida Padre Cícero, localizada na Rua Padre Cícero, Catu.
Roda de conversa sobre a preservação ambiental nas proximidades da Lagoa do Catu com a comunidade e empreendedores locais.