Objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e promover o engajamento da comunidade escolar em ações sustentáveis
Ana Luiza Silva Façanha (12)
É desde cedo que se aprende a amar, a respeitar e a cuidar do Meio Ambiente. Por isso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semad), realizou na manhã de hoje (28) uma ação especial, no Parque Ecológico Municipal, com alunos do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Ernesto Gurgel Valente. A iniciativa é parte da programação da Festa Anual das Árvores 2025.
Os estudantes foram surpreendidos com uma aula super diferente e divertida sobre a natureza. Juntos, eles aprenderam a identificar árvores e a fazer o plantio de mudas. O objetivo da aula em campo é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e o cuidado com a natureza, além de promover o engajamento da comunidade escolar em ações sustentáveis.
A estudante, Ana Luiza Silva Façanha (12), fez hoje o plantio da sua primeira árvore. "Eu já ouvi muitas vezes que a árvore é que faz o oxigênio, faz sombra e também deixa a cidade mais bonita. E o mais massa' é que toda vez que eu entrar aqui eu vou poder dizer que esta árvore fui eu quem plantou".
Para ela, esse contato com a natureza traz a sensação de tranquilidade. "É uma experiência bem criativa, gostei muito. Está sendo bem gratificante ficar aqui: é calmo, silencioso e ajuda a desestressar."
De acordo com Larisse Frota, bióloga da SEMAD, a conscientização desde a infância contribui para a formação de pessoas mais responsáveis com o meio ambiente. "A participação das crianças no plantio de mudas e em ações ambientais na cidade é essencial para construirmos um futuro mais sustentável. Quando envolvemos os pequenos nessas atividades, estamos não apenas cultivando árvores, mas também plantando as sementes da consciência ambiental. Elas aprendem, desde cedo, sobre a importância de cuidar do meio ambiente, entendem o impacto positivo de suas ações e desenvolvem um senso de responsabilidade com o planeta".
Além disso, segundo Larisse, essas crianças podem replicar o conhecimento, adquirido na manhã de hoje, por onde forem. "Além de plantar árvores, a gente planta consciência. A educação ambiental é transversal na educação, então eles saem da sala de aula e aprendem no ambiente externo. Os meninos queriam muito fazer o plantio dessas mudas, então cada um plantou uma. Alguns levaram para casa para pedir a mãe para plantar. [...] Então, a gente faz com que eles conheçam a cidade deles, a importância de preservar [a natureza] e deles levarem [esse conhecimento] para casa também.
Após o plantio e a identificação das árvores do Parque, os estudantes ajudaram a fazer a doação de mudas para a comunidade local.