Abertura da IV Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Aquiraz é marcada por apresentações artísticas e culturais das crianças atendidas pelo DIA/NAME
Ângelo Silva (7) Foto/Reprodução; Mikaelle Silva
Pequeno no tamanho e gigante na voz. No auditório da Casa do saber Justiniano Serpa, ecoou o emocionante som da música "Oração" da Banda Mais Bonita da Cidade, cantada pelo pequeno Ângelo Silva, de apenas 7 anos. Assim foi a abertura dos trabalhos da IV Semana Municipal de Conscientização do Autismo, realizada na manhã de hoje (2), pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, representada pelo DIA/NAME (Departamento de Inclusão de Aquiraz/ Núcleo de Atendimento Municipal Especializado).
A mamãe, Márcia Gonçalves da Silva, que assistia de pertinho, não conseguiu conter a emoção ao ver o filho soltar a voz. "Até os 4 anos ele não falava. Há um ano, ele falava poucas coisas e hoje está aqui. Eu estou muito feliz, muito emocionada e agradeço de todo o meu coração à Prefeitura, ao Dr. Bruno e à Manu Matos, que têm se empenhado muito nesses dois anos de acompanhamento no DIA/NAME".
Manu Matos, diretora do DIA/NAME, visivelmente emocionada, contou que o Ângelo é uma surpresa incrível. "Eu nunca imaginei que ele poderia desenvolver essa habilidade. No Bailinho de Carnaval, ele estava brincando no pula-pula e eu falei no microfone: - Quem quer cantar? Ele correu até mim e disse: tia, eu tenho uma música. E ele cantou uma música gospel. Eu fiquei passada, perplexa, o meu coração ficou em 'taquicardia de emoção' porque até pouco tempo ele nem falava. Eu ia contratar um músico para abrir o evento, mas naquele momento eu percebi que o Ângelo era perfeito".
A música "Oração", escolhida por ele, é uma declaração de amor profunda e sincera, que utiliza a metáfora do coração para expressar a imensidão dos sentimentos que cabem nele. "A música que ele escolheu tem tanta sensibilidade, ingenuidade, amor, respeito.. Ele acertou até nisso", comenta Manu.
A manhã foi repleta de atividades educativas, lúdicas e enriquecedoras, incluindo apresentações artísticas dos Palhaços Pirulito e Chocolate, exposição de trabalhos das crianças e uma peça teatral com o tema "É normal ser diferente". Um evento pensado, especialmente, por eles e para eles. Até o cerimonialista, Gabriel Martins da Silva, que organizou e elaborou o roteiro do evento, é pessoa com autismo atendida pelo DIA/NAME.
Dhomini Mendonça Carlos (11), nível de suporte um, descreveu, em uma única palavra, o que sentiu ao participar da sua primeira apresentação teatral: "Alegre". A mãe, Dalila Mendonça, conta que se não fosse pelo DIA/NAME, o filho não teria desenvolvido essa habilidade. "Meu filho era agressivo e não se comunicava com as pessoas, mas com a ajuda das terapias, ele superou e hoje é outra criança. Eu amei, foi maravilhoso, estou muito feliz e sou muito grata pelas terapias e pelo acompanhamento que ele tem no DIA/NAME.
A ideia, de acordo com Manu Matos, é mostrar os resultados dos trabalhos que o DIA/NAME vem desenvolvendo no Município desde a sua criação. "Nós começamos com 32 crianças e agora são 879. Hoje temos crianças não-verbais falando; crianças que têm habilidades para o circo, para apresentações artísticas, para as habilidades cênicas; e a gente mostrou isso com a exposição dos trabalhos deles e provamos as habilidades artísticas, com o musical e as peças teatrais".
A arte desempenha um papel poderoso na inclusão de pessoas com autismo. Seja por meio da música, pintura, teatro ou dança, a expressão artística permite que elas se conectem com o mundo, expressando suas emoções e ideias. Além disso, a arte pode ajudar a desenvolver a percepção espacial, estimular a expressão criativa, promover a interação social, estimular a percepção sensorial, resolver conflitos e questões pessoais, reduzir o estresse e elevar a autoestima.
Além das apresentações artísticas das crianças do DIA/NAME, a manhã foi marcada pela palestra da professora Fabíola Bacelar, que explorou o tema "Informação gera empatia; empatia gera respeito"; e Tecendo Redes, um evento com os serviços e equipamentos que atuam na rede dos PDC's
Estiveram presentes na abertura da IV Semana da Conscientização do Autismo, o Prefeito de Aquiraz, Dr. Bruno Gonçalves, o Secretário Executivo da Secretaria de Saúde, Dr Roberto Cardoso, a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Ana Vládia Ibiapina, o Procurador Municipal, Dr Gustavo Façanha, o Comandante da Guarda Civil, Silvio Maia, o vereador Alderlan Oliveira, a Coordenadora de projetos do programa Criança feliz, Anaila Ezequiel de Carvalho.