Objetivo é conscientizar, informar, derrubar preconceitos e facilitar a entrega de crachás e de credenciamento de estacionamento exclusivo para PCDs.
Roberta Silvestres Lima Verde e o filho João Davi. Foto/Reprodução: Mikaelle Silva
Conscientizar os motoristas sobre os direitos das pessoas com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), quebrar preconceitos e levar conhecimento para quem precisa de ajuda, é um dos objetivos da Blitz Informativa, realizada na manhã de hoje (04), pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, através do DIA/NAME, em parceria com as famílias de crianças atendidas pelos equipamentos e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT)
A ação aconteceu em frente a rodoviária pública e marca o encerramento da IV Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Durante a atividade, os agentes de trânsito abordaram os motoristas com os seguintes questionamentos: "Você sabe o que é autismo? Você apoia a causa? Posso colocar um adesivo no seu carro? Então, os motoristas interessados recebiam panfletos informativos sobre o TEA e adesivos com a frase "Eu apoio essa causa".
Na ocasião, foi montando uma tenda para confecção de crachás para Pessoas Com Deficiências (PCDs) e para solicitação de credenciais de estacionamentos exclusivos. De acordo com Everton, Secretário da SMTT, a ideia é facilitar o acesso ao documento para as famílias que têm esse direito. "Basta apresentar o laudo de pessoa com TEA. Aqui mesmo, nossa equipe administrativa faz o cadastro no sistema e a pessoa já sai com a credencial e o adesivo de estacionamento exclusivo na hora."
A grande novidade, segundo ele, é que a credencial que, antes era válida por apenas dois anos, agora terá validade de 5 anos. Assim, a ação também pretende facilitar a quem precisa renovar o documento.
Roberta Silvestres Lima Verde é mãe atípica e aproveitou o momento para solicitar a credencial de estacionamento exclusivo. "Essa ação é muito importante para nós, que somos famílias atípicas, porque é uma caminhada muito árdua e a gente precisa de apoio em todos os sentidos. A vaga de estacionamento facilita, principalmente, nos momentos que a gente está com a criança desregulada [...] É muito importante que o Município de Aquiraz esteja à frente e conscientizando a população e a sociedade da importância do reconhecimento e da ajuda às nossas crianças".
Além da abordagem aos motoristas, a equipe do DIA/NAME fez a panfletagem de informativos com cidadãos que passavam pelo local. A ideia, de acordo com Manu Matos, diretora do DIA/NAME, é levar o conhecimento ao máximo de pessoas possível. "A gente quer conscientizar a sociedade porque a falta de informação é que gera o preconceito."
Segundo ela, durante as abordagens, ficou evidente que uma parte da população ainda desconhece sobre o TEA, mas Manu acredita que depois das ações de hoje, isso pode mudar. "Eu senti que a população ainda precisa conhecer muito. Alguns não sabem o que é o autismo, outros pensam que é uma doença, mas a gente informou, esclareceu, tirou dúvidas e vamos continuar com as ações de conscientização. De pouquinho em pouquinho, vamos ajudar a transformar o mundo num lugar mais justo para todos".
Com o encerramento da IV Semana de Conscientização do Autismo, a expectativa para Manu, é que novas famílias procurarem o DIA/NAME. "É normal, depois de ações grandes como essa, surgirem novos casos porque agora as pessoas se informaram e vão se atentar de que pode ter uma pessoa com autismo na família, escola ou grupo de igreja".