Imunizante já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.
Foto Arquivo
A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, oficialmente hoje (07) a Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza. A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, com foco na imunização dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A grande novidade é que, neste ano, a vacinação contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação de forma permanente para três públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A imunização para esses grupos será ofertada de forma contínua durante todo o ano.
Além desses grupos, outros públicos prioritários também estão sendo atendidos na campanha: trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários; profissionais dos Correios; além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A vacinação do imunizante que, este ano, é trivalente e protege contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda à quinta-feira, pela manhã, das 8h às 11h30 e à tarde, das 13h às 15h. Já às sextas, apenas pela manhã, das 8h às 12h. Para se vacinar, basta apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
A meta do Município de Aquiraz é atingir 90% de cobertura vacinal dentro dos grupos prioritários.
INFLUENZA
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Em alguns casos, pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito. De acordo com o Dr. Felipe Alencar, Coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde, a prevenção é a melhor forma de evitar um surto da doença. "A vacina é a principal ferramenta que temos pra combater o vírus da influenza, desta forma, quanto mais pessoas se vacinarem mais nossa população estará protegida".