Objetivo é garantir acesso à alimentação saudável a famílias em situação de extrema pobreza
Foto/Reprodução: ASCOM
A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), realizou na tarde de hoje (11), a entrega dos cartões do programa Ceará Sem Fome, na Casa do Saber Justiniano de Serpa.
Com isso, 416 aquirazenses, contemplados pelo programa, vão receber um benefício no valor de R$300,00 creditado mensalmente nesse cartão, para se alimentar. O objetivo é garantir acesso à alimentação saudável para essas famílias, ajudando-as a sair da extrema pobreza, e movimentando a economia local.
De acordo com a Secretária Executiva da STAS, Alba Elisa Lima, as famílias selecionadas foram contempladas através do Cadastro Único (CadÚnico), um instrumento indispensável para o acesso a programas e políticas públicas voltadas as famílias em situações de vulnerabilidade social. "O Estado filtra essas famílias da base do Cadastro Único atualizado e elas são contempladas pelo programa".
Por isso, Alba Elisa explica que a STAS trabalha incessantemente para garantir que todas as famílias em situação de extrema pobreza estejam cadastradas. "O Município de Aquiraz realiza força tarefa diariamente. Temos um Cadastro Único descentralizado, onde todos os CRAS atendem as famílias, fazem e atualizam esses cadastros e facilitam o máximo possível para que elas tenham acesso aos programas e serviços que surgem em atenção às famílias atendidas na Assistência Social".
Os contemplados que não compareceram à entrega dos cartões, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua localidade, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h e nas sextas-feiras, apenas pela manhã, das 8h às 12h, para fazer a retirada.
Na ocasião, estiveram presentes a vice-governadora do Estado e titular da Secretaria da Proteção Social, Jade Romero, o Prefeito de Aquiraz, Dr. Bruno Gonçalves, a Primeira-dama, Carla Ibiapina, e a Secretária da STAS, Ana Vládia Meireles.
CEARÁ SEM FOME
Criado em 2023, o Ceará sem Fome é um programa permanente do Governo do Estado para combater a insegurança alimentar.
O auxílio é destinado, exclusivamente, para a aquisição de alimentos saudáveis, preferencialmente aqueles produzidos pela agricultura familiar ou vendidos em pequenos comércios.
O objetivo do programa é tirar as pessoas do mapa da fome, garantindo a sua segurança nutricional, portanto, é proibido a utilização do cartão Ceará Sem Fome para compras de bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos, salsicha, macarrão instantâneo e achocolatados.
CRITÉRIOS
1) Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses;
2) Família beneficiária do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 218,00, incluídos nesse cálculo os valores recebidos do Bolsa Família;
3) Preferencialmente, famílias chefiadas por mulheres;
4) Prioritariamente, famílias com responsável familiar com baixa escolaridade;
5) Ter em sua composição pelo menos uma criança ou adolescente de até 14 anos;
6) Não estar com o benefício do Bolsa Família bloqueado ou suspenso.
Para mais informações, acesse
www.cearasemfome.ce.gov.br