Ideia é acolher aqueles que acolhem a população, em situação de vulnerabilidade, todos os dias
Foto: Iago Jenipapo
Esta sexta-feira (16) amanheceu diferente para as assistentes sociais do município de Aquiraz. Ao invés de assumirem seus postos de trabalho e enfrentarem mais um dia de rotina exaustiva, elas foram convidadas para uma manhã superespecial, preparada com muito afeto e com direito até a massagem.
Esta foi a forma que a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), encontrou de agradecer esses profissionais que atuam na linha de frente da promoção da justiça social, da garantia de direitos e do acolhimento às populações em situação de vulnerabilidade.
A homenagem acontece em alusão ao dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio. O evento, realizado no Hotel Laguna Blu, localizado na Prainha, teve início com um momento de reflexão, através da palestra motivacional do Coach, Makciel Castro. Com o tema, "A gratidão que eu espero do outro, nasce em mim", eles refletiram, juntos, sobre a natureza da gratidão, a importância de cultivá-la dentro de si e a aceitação de que a retribuição não é ponto central desse sentimento. Após essa reflexão profunda, as assistentes sociais foram presenteadas com um momento de relaxamento, por meio de sessões de massagem.
Na ocasião, a Secretária Executiva da STAS, Alba Elisa, lembrou dos desafios de quem precisa lidar, diariamente, com as desigualdades sociais, a escassez de recursos e a luta constante em defesa dos direitos fundamentais da população. Para ela, o trabalho do assistente social é humanitário e essencial, mas pouco reconhecido. "O maior desafio para nós [assistentes sociais] hoje é fazer acontecer a política pública como deve ser, é fazer valer a regulamentação da Lei Orgânica de Assistência Social, é garantir o direito dos usuários para quem dela necessita, através dos CRAS [e outros órgãos]. Então, quanto profissão, é um desafio diário a execução desses serviços, a execução da política com qualidade, o reconhecimento pela gestão pública, a garantia dos direitos profissionais, a efetivação através de concurso público, a garantia de um salário de reconhecimento de profissional essencial, um profissional que trabalha com a questão da vulnerabilidade, com riscos, tanto na política de assistência social quanto na política de saúde, quando ela atende ao imediatismo a população que está na carência de saúde, financeira... então o assistente social atua em várias políticas públicas".
Para a secretária da STAS, Ana Vládia Ibiapina, este pequeno gesto na manhã de hoje foi uma forma de reafirmar o respeito e a admiração do município pelos assistentes sociais. Segundo ela, esses profissionais que acolhem a população, diariamente, também precisam ser acolhidos. "Elas já têm uma rotina tão dura, todo dia é trabalho pesado, é dia de luta, então hoje decidimos desplugar um pouco dessa rotina de correria e trazer esse momento de reflexão e relaxamento. Eu sou enfermeira e a área da Saúde está muito vinculada à da assistência social. A gente [enfermeiros] tenta humanizar o nosso atendimento, mas a assistente social é traduzida, como eu costumo dizer para as meninas, em uma única palavra para mim: empatia. Elas se colocam no lugar do outro porque a assistente social para poder resolver e ajudar a situação do próximo, ela tem que primeiro se colocar no lugar dele, trazer para si a dificuldade da vida para tentar resolver. Então, eu estou aqui para somar com as meninas e para acolher."
Atualmente, o Aquiraz conta com 46 assistentes sociais que integram a equipe técnica responsável por implementar as políticas públicas de assistência social no município. Esses profissionais atuam em setores estratégicos como, por exemplo, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados (CREAS).