Programação segue até 1 de agosto. Ideia é oferecer um espaço de lazer e convivência seguro e supervisionado para crianças e adolescentes durante o período de férias escolares
Crianças beneficiadas pelo SCFV se divertem na Colônia de Férias no CRAS Prainha
As férias escolares é o período mais aguardado pelas crianças e adolescentes, mas também é o momento em que eles estão sujeitos a diversos riscos, como acidentes e violência doméstica, abuso e exploração sexual, uso excessivo de telas, trabalho infantil, longos períodos na rua, entre outros.
Para evitar a exposição a estes perigos, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), iniciou nessa quarta-feira (16) a Colônia de Férias Social para 400 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 16 (quatro e dezesseis) anos, assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS.
A ideia, de acordo com a secretária da STAS, Ana Vládia Meireles Ibiapina, é oferecer um espaço de lazer e convivência para crianças e adolescentes, através de atividades que contribuam para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Para ela, além de diminuir o tempo que essas crianças e adolescentes passam na rua, a ação ajuda os pais na missão de supervisionar os filhos durante este período.
Já o Orientador Social da STAS, Harmandinho Abreu, ressalta os benefícios da colônia de férias social para crianças e adolescentes. Para ele, essas atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, fortalecimento de vínculos afetivos, estímulo cognitivo e promoção do bem-estar e da cultura.
"A Colônia de Férias vem para agregar e trazer um conhecimento a mais de locais e lugares que elas não conheciam, territórios que ainda não desbravaram, como hoje (17) que nós fomos na Lagoa Encantada. Um lugar lindo, mas muitas crianças não tinham acesso e elas ficaram maravilhadas! Bem como também conhecer os polos indígenas, a Cacique Pequena, o Museu... Esses e tantos outros lugares que elas jamais poderiam imaginar. Já fomos para o Beach Park e outros locais muito interessantes para as crianças. Agora vamos para o Engenhoca também. São locais onde crianças em situação de vulnerabilidade não têm acesso e os serviços de convivência servem para isso [...]. Eu, o Charles e todos os outros orientadores estamos muito felizes de mostrar para essas crianças que elas podem conhecer lugares maravilhosos, que elas podem aprender brincando, conviver umas com as outras com respeito. Temos também o intercâmbio com pessoas que vieram do Japão e de outros países para brincarem com eles, o que tem sido uma troca muito interessante."
A programação da Colônia de Férias Social, que segue até 01 de agosto, acontece, simultaneamente, nos CRAS Sede, Indígena, Camará, Prainha e Serpa, proporcionando acesso a diferentes locais da cidade, inclui atividades como jogos, brincadeiras, atividades esportivas como a corridinha, teatro, rodas de leitura, atividades aquáticas e show cultural, além de passeios para o Engenhoca Parque e momentos de descontração.
A realização das atividades é feita pela equipe de educadores sociais e profissionais do CRAS, que integram o projeto. As inscrições e informações sobre a programação podem ser obtidas nos próprios CRAS de referência ou através da STAS.