NOTÍCIAS

21-AGO-2025

HPV: SAÚDE MOBILIZA SECRETARIAS PARA AMPLIAR VACINAÇÃO

Vacina recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos é a forma mais segura de prevenir infecções pelo vírus e evitar diversos tipos de câncer.

Por Nayane Janja 21/08/2025 #vacinação

Prof. Hilana Holanda (Educação), Sabrina Maia (Selo Unicef), David Faustino (Saúde), Eliane Falcão (Saúde), Helena Ketly (estudante) e Ana Vládia Ibiapina (STAS). Foto/reprodução: Daniel Filho

A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) é a melhor e mais eficaz forma de proteger meninas e meninos, que têm entre 9 e 14 anos de idade, de lesões pré-cancerosas e de diversos tipos de câncer como colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e garganta, além de prevenir infecções sexualmente transmissíveis, como as verrugas genitais, por exemplo.

Por isso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na tarde de hoje (21) uma megaoperação, em parceria com as Secretarias de Educação e do Trabalho e Assistência Social (STAS), para mobilizar toda a população sobre a importância da vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes.

Com o tema "Aquiraz contra o HPV - Aliança pela vacinação contra o HPV", o encontro, realizado na Casa do Saber, engajou comunidade, gestores e servidores das três Pastas com o objetivo de discutir ações que ajudem a alcançar o público-alvo. Segundo Felipe Alencar, Coordenador de Imunização, a ideia é fortalecer a parceria entre as Secretarias, ampliando assim a cobertura vacinal e, consequentemente, prevenindo as complicações decorrentes da infecção pelo vírus.

"Nosso município uniu forças! Saúde, Educação e Assistência Social estão juntas na missão de proteger nossos jovens contra o HPV. A meta é grande: 90% de cobertura vacinal. E só vamos chegar lá com a participação de cada família, cada escola e cada estudante. Essa parceria fortalece o alcance dessa meta, pois permite sensibilizar, informar e mobilizar famílias, estudantes e toda a comunidade. A escola atua como espaço fundamental de informação e conscientização, a Saúde garante o acesso à vacina e o acompanhamento adequado, enquanto a Assistência Social contribui para reduzir barreiras e apoiar as famílias que mais precisam.", explica Felipe.

Até o momento, Aquiraz conseguiu vacinar 100% das crianças e adolescentes indígenas com idades entre 9 e 14 anos, público-alvo da ação. Com isso, o Município alcançou um índice de imunização de 80% da meta no geral, ou seja, entre crianças e adolescentes indígenas e não indígenas.

Agora, a Secretaria de Saúde trabalha empenhada para avançar na imunização dos 20% restantes até dezembro de 2025. A Campanha também busca resgatar adolescentes com idade entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, além de atender grupos de pessoas de 9 a 45 anos com HIV/AIDS, transplantados de órgãos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

A vacina contra o vírus HPV é garantida pelo SUS e desde 2024 passou a ser aplicada em dose única para facilitar a adesão. No Aquiraz, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h e às sextas, apenas pela manhã, das 8h às 11h. Basta comparecer munido do Cartão do SUS ou CPF e Cartão de Vacina.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura de termo de compromisso na luta contra o HPV, o secretário de Saúde, Dr. David Faustino e o subsecretário de Saúde, Dr. Roberto Cardoso, a secretária da STAS, Ana Vládia Ibiapina e a Subsecretária da STAS, Alba Elisa, a prof. Hilana Holanda representando a Secretaria de Educação, a articuladora do Selo Unicef, Sabrina Maia, e o Pajé João da Aldeia Jenipapo - Kanindé.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024