Cerca de 30 profissionais participam do Primeiro Curso de Educação Permanente. Ideia da SMS é contribuir para um atendimento mais seguro e eficaz à população.
Primeiro Curso de Educação Permanente voltado para a Saúde Bucal realizado no auditorio da SMS na tarde de hoje (25).
Pensando em melhorar o atendimento para a população e em cumprir uma exigência estabelecida pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na tarde de hoje (25) o Primeiro Curso de Educação Permanente voltado para a Saúde Bucal.
A ideia, segundo a Dra Sabrinna Medeiros, Coordenadora de Saúde Bucal, é ampliar o conhecimento de cerca de 30 profissionais da área, contribuindo, dessa forma, para um cuidado mais seguro e eficaz à população. Para ela, a oferta de uma Educação Permanente específica para dentistas é um marco importante para profissionais e usuários.
"O curso promove a atualização dos dentistas em técnicas, tecnologias e abordagens em saúde bucal essenciais para o atendimento de qualidade. Com mais conhecimento e habilidade, os dentistas estarão melhor preparados para lidar com as necessidades de saúde bucal da população, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde na região. E com isso, gerar um impacto diretamente na saúde da comunidade proporcionando atendimentos mais eficazes e preventivos.", explica Sabrinna.
O curso, ministrado de segunda a sexta-feira no auditório da SMS, é um complemento de outras especializações que o município já vinha oferecendo a esses profissionais, totalizando assim, 40 horas de aprendizado. Dessa vez, o foco é nos seguintes temas: Atendimentos de odontopediatria, Manejo odontológico de pacientes com necessidades especiais na Atenção Básica, Diagnóstico em endodontia e Urgências odontológicas e farmacologia.
Dra. Ravena Lopes é dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e responsável pela "Odontologia Hospitalar em Aquiraz" - um projeto que realiza procedimentos odontológicos de média e alta complexidade, com sedação, em crianças neurodivergentes (Para saber mais clique no link ao final do texto). Com uma vasta experiência, é ela quem vai ministrar a aula de "Manejo odontológico de pacientes com necessidades especiais na Atenção Básica" que será ofertada nesta quarta-feira (27). Para Dra. Ravena, compartilhar o conhecimento entre os colegas de profissão é a melhor forma de contribuir para um atendimento mais humanizado, gerando profissionais ainda mais acolhedores e eficazes.
"A aula terá o intuito de alinhar algumas informações entre atenção primária e secundária, além de tentar desmistificar o atendimento ao PNE/PCD na atenção básica. Vou enfatizar com relação a importância da criação de um vínculo com o paciente e trabalhar em colaboração com a família e outros profissionais de saúde para garantir um cuidado integral e inclusivo, bem como manter o acompanhamento regular, mesmo que o paciente não necessite de intervenção clínica, para fortalecer o vínculo e prevenir problemas futuros. Discutiremos protocolos básicos para solicitação de exames e atendimento a pacientes crônicos descompensados. E esclarecer como funciona o atendimento da especialidade e a importância de encaminhar o paciente para atendimento especializado quando o problema exigir maior complexidade e não puder ser resolvido na atenção básica.", esclarece Dra. Ravena.