Glaubiana Alves foi escolhida pelo povo Jenipapo-Kanindé e apreciada pela Gestão Municipal. Objetivo principal do órgão é promover o "bem viver" e fortalecer a comunidade indígena.
Nota Oficial
Ainda sobre o mês dos povos indígenas, a Prefeitura de Aquiraz inaugurou a Coordenadoria de Assuntos Indígenas; um órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito e responsável por tratar das questões indígenas, visando garantir os direitos e promover o desenvolvimento do povo Jenipapo-Kanindé.
Para o cargo de titular da Coordenadoria foi escolhida, pelo povo Jenipapo-Kanindé e apreciada pela Gestão Municipal, a professora e mulher indígena, Glaubiana Alves. Licenciada em cinco áreas (Português, Matemática, Ciências Humanas, História e Geografia) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Glaubiana tem um currículo de engajamento extenso: é militante do Movimento Indígena do Estado do Ceará, integrante da Amice (Articulação das Mulheres Indígenas do Estado do Ceará), da Fepoincece (Federação e Organização dos Povos Indígenas do Estado do Ceará) e Presidente da Associação das Mulheres Indígenas do Povo Jenipapo-Kanindé.
"Eu sempre fiz essa articulação de levar as demandas do nosso povo para Prefeitura de Aquiraz e foi com esse objetivo que eu fui uma das pessoas escolhidas pelo meu povo para estar neste cargo", explica a nova coordenadora para Assuntos Indígenas. Além de Glaubiana, mais dois indígenas devem ser responsáveis pelos trabalhos do órgão: Um assistente de coordenadoria e outro especialista em Comunicação.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu último Censo realizado em 2022, o Ceará ocupa a nona posição do ranking entre os estados brasileiros com maior número de habitantes indígenas, por isso, o Governo do Ceará criou a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince) em março de 2023 e, agora, em abril, o Município de Aquiraz criou a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, órgão voltado, especificamente, para a promoção de políticas públicas dessas pessoas.
A idéia, segundo Glaubiana, é fortalecer a comunidade indígena de cada cidade e preservar a sua identidade étnica, cultural, social e histórica. "A Coordenadoria chega num momento crucial para o povo Jenipapo-Kanindé. A gente já tem a criação da Secretaria do Estado e o Município [de Aquiraz] vem junto e cria a Coordenadoria de Assuntos Indígenas. Uma Coordenadoria criada para que a gente possa levar as nossas demandas, os nossos assuntos, à Prefeitura de Aquiraz; e também para que a gente possa fazer essa articulação com outras Secretarias para que as políticas públicas para os povos indígenas cheguem, realmente, na base, ao terrítório".
"Em outras palavras, a Coordenadoria de Assuntos Indígenas tem como missão promover o bem viver do povo indígena do Município de Aquiraz, por meio da formulação, articulação e implementação de políticas públicas que valorizem, fortaleçam e preservem sua identidade étnica, cultural, social e histórica", finaliza Glaubiana.