Objetivo é mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos do público infantil
Ações da campanha de Maio Laranja no auditório da Casa do Saber Justiniano Serpa (14)
Esta semana começou com rodas de conversa e palestras em diversas escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) para marcar a campanha Maio Laranja, voltada ao combate do abuso e da violência sexual contra crianças e adolescentes. A proposta da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) em parceria com a Secretaria de Educação, do Esporte, Juventude e Lazer (SESJUV), o Conselho Tutelar e Ministério Público, é mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos do público infantil.
Com o slogan "Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", representado por uma flor amarela, símbolo da campanha, a STAS realiza, durante esta semana (12) e a próxima (19), diversas ações, diariamente. A ideia, de acordo com a Secretária Executiva da STAS, Alba Elisa, é orientar crianças e adolescentes, pais, profissionais e população em geral a identificar situações de abuso infantil. "É para população entender e conhecer como é que a gente pode prevenir, a importância de notificar e denunciar o agressor e de trabalhar a prevenção com nossas crianças e adolescentes para que elas consigam identificar a diferença entre um carinho e o abuso, para que elas consigam identificar os limites".
Além das ações de conscientização, a Secretária da STAS, Ana Vládia Ibiapina, ressaltou a importância da população identificar e denunciar os casos de abuso infantil. "O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, o que significa que há um violado e um violador. Ou seja, quando acontece uma denúncia pode acontecer uma punição. O explorador deve ser punido, denunciado e deve pagar por isso, cumprindo a pena, por isso é importante intensificar a campanha para que a população consiga identificar, notificar, denunciar e, dessa forma, tentar fazer justiça para esse tipo de crime".
Por isso, segundo Ana Vládia, as ações devem mobilizar toda a comunidade. "A gente trabalha todos os públicos: Crianças e adolescentes nas escolas, nas unidades de atendimento da Assistência, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atende várias faixas etárias; a gente trabalha com a família toda, os responsáveis familiares que são as mães, os pais; a gente trabalha com o grupo de idosos, com grupo de mulheres que pertencem a outros serviços realizados pela unidade do CRAS e do CREAS; então atende a todos os públicos. Atende o adulto para notificar, denunciar, saber identificar se a sua criança ou adolescente está sendo vítima de abuso sexual e atende a própria criança e adolescente, que é o público prioritário neste momento da campanha, para que eles consigam identificar a diferença entre o carinho afetivo e o abuso sexual"
Em caso de suspeitas ou se, de repente, uma criança contar ou descrever uma situação provável de abuso sexual, ouça com atenção, ofereça apoio e acredite nela. A denúncia pode ser feita de forma anônima e gratuita pelo disque 100, mas pode ser feita também pelo 181, pelo 190 da Polícia Militar ou, pessoalmente, pelo Conselho Tutelar mais próximo, que é um órgão responsável por proteger os direitos da criança e do adolescente, ou ainda registrar um Boletim de Ocorrência pessoalmente ou online.
MAIO LARANJA
Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A data foi escolhida como marco da campanha em memória de Araceli, uma menina de 8 anos que foi vítima de um crime bárbaro em 1973, e que inspirou a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
"Somos uma campanha de conscientização, e sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo", diz a página oficial da iniciativa. "Precisamos discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes aqui no Brasil".